O Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes (BA), articulação composta por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e trabalhadores/as do campo, vem a público se manifestar contra a visita do presidente Jair Bolsonaro ao município, na manhã desta quinta-feira (30), para inauguração do Sistema Integrado de Abastecimento de Água.
Estamos enfrentando a maior crise sanitária dos últimos tempos e toda a sociedade brasileira tem sofrido os impactos da pandemia do coronavírus, agravados pela forma irresponsável que o Governo Federal conduz o país neste momento. Já são mais de 90 mil mortes provocadas pela "gripezinha" da Covid-19, além de uma série de consequências sociais e econômicas que atinge, principalmente, as populações mais vulneráveis.
Neste momento, seguir as orientações das organizações de Saúde, de distanciamento e isolamento social, é fundamental para preservarmos vidas. Diante disso, o Fórum de Entidades Populares repudia a visita do presidente da República, que irá promover um evento aberto em praça pública, gerando aglomerações e colocando a vida de mais brasileiros/as em risco.
O número de casos da Covid-19 segue em crescimento em Campo Alegre, inclusive nas comunidades rurais. Estamos extremamente preocupados com as consequências de um evento dessa proporção para um município de aproximadamente 30 mil habitantes, que não dispõe de infraestrutura de saúde adequada para o tratamento do coronavírus.
Ressaltamos também que a obra da adutora que o presidente irá inaugurar, iniciada em 2013 no Governo Dilma Rousseff (PT), estava pronta desde 2018 e foi entregue em maio do ano passado. Salientamos ainda que apenas a primeira etapa, que leva água para a sede do município está em funcionamento. Diversas comunidades rurais, incluídas no projeto, ainda não foram beneficiadas. As obras da segunda fase seguem em andamento.
Há décadas, os/as campo-alegrenses sonham e lutam pelo direito de ter água encanada em suas residências. As organizações populares do município desenvolveram uma das primeiras experiências de captação de água de chuva no Semiárido, embrião do Programa Um Milhão de Cisternas, que transformou a realidade dessa região, garantindo o abastecimento de água para o consumo da população.
Na contramão dessa construção de um Semiárido com condições dignas de vida para milhões de pessoas, está o presidente Jair Bolsonaro. Antes de se eleger, nunca escondeu seu preconceito com os/as nordestinos/as, chegando a oferecer capim ao nosso povo. Depois de eleito, transformou seu preconceito em ações diretas, cortando recursos públicos e investimentos para região.
O Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes pede à população do município que fique em casa na manhã desta quinta-feira (30). Diante de um momento tão difícil, agravado por um governo genocida, só as nossas atitudes enquanto cidadãs e cidadãos são capazes de fazer a diferença.
Ascom
7 comentários
30 de Jul / 2020 às 11h06
eu não vou, ele que queiroz
30 de Jul / 2020 às 11h22
Acabou o Pão com Mortadela, olha o chiado.kkkkkkkkkkkkkkk
30 de Jul / 2020 às 11h49
DESGOVERNO NA PANDEMIA LEVA AO COLAPSO Bolsonaro e Paulo Guedes não dão solução para o problema do desemprego enquanto os mais ricos do país lucram com a pandemia. O povo sofre enquanto à deriva com mais 1,2 milhões de pessoas desempregadas. Enquanto isso, o governo também não dá solução para os inúmeros problemas de pagamento do auxílio emergencial abandonando o povo na miséria. Esse governo é um projeto de destruição do Brasil. É urgente acabar com isso. #ForaBolsonaro
30 de Jul / 2020 às 11h50
BOLSONARO NUNCA MAIS. BOLSONARO QUEIROZ E RACHADINHAS ENGANOU O BRASIL
30 de Jul / 2020 às 14h31
O choro é livre kkkkkkkk
30 de Jul / 2020 às 16h30
Os desocupados de sempre.
30 de Jul / 2020 às 16h30
Os desocupados de sempre.