Roberto Malvezzi (Gogó)
Segundo informações da mídia nacional, o atual presidente irá a Campo Alegre de Lourdes, Bahia, inaugurar uma adutora que vai do São Francisco até à referida cidade. Quando cheguei para morar na Bahia, foi lá que morei por 4 anos, de janeiro de 80 a 84, pelo trabalho na CPT da diocese de Juazeiro da Bahia.
Lá vimos a seca de 79 a 83, fome, sede, migrações, mortalidade infantil e um saque na cidade. Tudo que está na literatura de Raquel de Queiróz, nas pinturas de Portinari, na poesia de João Cabral de Mello Neto, nas músicas de Luiz Gonzaga era realidade nesse município. Ali minha vida mudou, como de tantos outros colegas de equipe.
Pois bem, em busca de água para beber, o trabalho contribuiu para que hoje cada casa do interior tenha sua cisterna de placa, muitas comunidades têm poços e outras fontes de água para não viver mais aquela situação de antigamente. Naquela seca - na verdade naquela falta total de infraestrutura -, a CPT do Nordeste se juntou ao IBASE de Betinho e outras entidades e construiu o livro "Genocídio do Nordeste". Era a constatação que aquela situação era um genocídio do Regime Militar, não um acaso da natureza.
Numa reunião na Ilha de Itaparica desse movimento, Betinho queria processar Delfim Netto por genocídio. O IBASE tinha feito um cálculo que, se o governo pagasse meio salário mínimo aos "flagelados", o povo não morreria de inanição, mas, com um quarto de salário, morria.
Os advogados rebateram Betinho, dizendo que não tinham instrumentos jurídicos para processar Delfim internacionalmente. Ele respondia: "eu quero processar Delfim, não quero saber de instrumentos jurídicos, minha questão é ética".
Pois bem, Delfin não foi processado, hoje temos outro genocídio no Brasil, Campo Alegre mudou e no governo Dilma foi iniciada uma adutora do São Francisco para Campo Alegre, saindo do porto de Passagem, município de Pilão Arcado. Segundo vídeo institucional da CODEVASF, é a maior obra hídrica da região Norte da Bahia, com 105 milhões do governo federal, abastecendo 71 localidades, 40 mil pessoas, 8650 ligações domiciliares, 477 km de adutoras, captação no lago de Sobradinho, 1 estação elevatória, 6 de água tratada, 2 pressurizadas, 6 poços de sucção, 6 reservatório de elevação, 6 casas de cloração. A obra está pronta desde julho de 2018.
Pois bem, Bolsonaro irá inaugurar essa obra. E não vai só. Seus homens de Brasília foram pressionar o padre local, que é figura histórica no município, dizendo que o presidente é católico, quer falar com ele, entrar na Igreja, fazer um comício na porta da Igreja, subir na torre da Igreja para fotografar e filmar a cidade. O Padre já disse que não pode estar presente, é de idade, que a Igreja local nunca participa de manifestações políticas, e que a Igreja está aberta, mas não com a presença dele.
A verdade é que Bolsonaro não colocou um prego de seu governo no Nordeste brasileiro. Deu capim aos nordestinos na eleição, vive em conflito com os governadores, fez demagogia hídrica com dessalinizadores – como se isso já não fosse comum por aqui – só para bajular Israel.
O que mudou o Semiárido Brasileiro foi a captação da água de chuva para beber e produzir nos programas da ASA, "Um Milhão de Cisternas" com a finalidade de abastecimento humano e "Uma Terra e Duas Águas" com tecnologias para produzir.
Depois, no confronto que tivemos com Lula-Dilma, queríamos cerca de 300 adutoras como essa para capilarizar a distribuição de água para o meio urbano do Semiárido, não obra gigantesca como a Transposição. Ali perdemos. Hoje fica claro que, se a água era mesmo para o povo, as adutoras deveriam ter sido feitas. Foram realizadas algumas, não a totalidade necessária.
Quanto a Bolsonaro, já que o Nordeste não existe para ele, então ele também não existe para o Nordeste. Só inaugura obras realizadas por governos anteriores ao seu.
15 comentários
29 de Jul / 2020 às 23h34
Essa obra não saiu do papel por causa dos campoalegrenses mas sim da mineradora que está instalada no Povoado do Angico. A obra passou da cidade e foi até a mineradora. Essa é a verdade.
30 de Jul / 2020 às 00h12
Faltou com a verdade. Está muito desatualizado sobre Campo Alegre. Meu vizinho que tem familiares lá disse que Ruim Costa tentou inaugurar a primeira etapa representando Lula e Dilma e levou um pito da Codevasf. Obra federal quem inaugura é o governo federal. Mais uma vez esse comunista de pastoral ataca o governo com mentiras deslavadas, com Fake News. Mas o povo não se engana mais. Só as beatas da igreja acreditam nessa pastoral.
30 de Jul / 2020 às 07h07
... sabe de nada viuva lulista!
30 de Jul / 2020 às 07h27
AMIGO ROBERTO O FALSO MESSIAS BOLSONARO.QUEIROZ .....MAIS DE 80.000 MORTES..Há um "elo" entre os assassinos e o Adriano. Engraçado que tb havia um "elo" entre Adriano e os Bozos.... mãe, mulher e outros parentes eram assessores (fantasmas) dos Bozos. É o Brasil das coincidências, com o aquela do porteiro que disse que o assassino ia na casa do Bozo. Mas com certeza o porteiro é mentiroso, segundo o Moro (era o que ele dizia quando fazia parte da quadrilha).
30 de Jul / 2020 às 07h30
Doutor Roberto Malvezzi Hoje Tudo Piorando muita mortes FOME MISERIA E BOLSONARO E FILHOS B1 B2 B3 MILIONARIO RICO PASSEANDO COM O NOSSO DINHEIRO
30 de Jul / 2020 às 07h33
COMO O FILHO DE BOLSONARO QUEIROZ COMPROU 77 APARTAMENTOS??? se Nunca trabalhou.. LARANJAS PODRES DAR MILHOES ????BILHOES???O GATO BOSO COMEU...KKKK
30 de Jul / 2020 às 07h36
BOLSONARO RACHADINHA TA AFUNDANDO O BRASIL BOLSONATA TA ERRADO...50% DE RACHADINHA E O PIVO MORRENDO SEM MEDICO. OBS... BOLSONARO PIOR Q COLLOR
30 de Jul / 2020 às 07h39
BOSONARO NAO ENGANA. HOJE TEMOS BLOG GJ..Há um "elo" entre os assassinos e o Adriano. Engraçado que tb havia um "elo" entre Adriano e os Bozos.... mãe, mulher e outros parentes eram assessores (fantasmas) dos Bozos. É o Brasil das coincidências, com o aquela do porteiro que disse que o assassino ia na casa do Bozo. Mas com certeza o porteiro é mentiroso, segundo o Moro (era o que ele dizia quando fazia parte da quadrilha).
30 de Jul / 2020 às 07h45
Só blábláblá mimimi o camundongo BESTAFERA BOSO franzino ganancioso ambicioso imoral corrupto bandido continua livre leve soltos com suas travessuras ....triste lamentável deplorável vergonhoso perigoso que esses tipos de funcionários públicos ainda não foram exonerados investigados presos..FORA BOLSONARO
30 de Jul / 2020 às 07h54
construíram, mas não inauguraram, o importante, é que vai ser inaugurada. temos que deixar de paixões politicas, e olhar para a realidade. o problema do brasil, é esse, determinados politicos passam o tempo no poder, e ficam empurrando com a barriga, fazem obras, e não inauguram quando fazem, depois querem ganhar votos, encima da obra, como se tivesse fazendo favores.
30 de Jul / 2020 às 09h13
Vá chorar no pé do caboclo, saudações Bolsonarianas!
30 de Jul / 2020 às 09h15
Toma vergonha na cara, que voces nao fizeram nada, a nao ser roubar e enganar a populçao, tai a transposiçao quem terminou? o governo Bolsanaro. 2022 tem mais. Fora PT, fora pastoral e fora ong. so tem ladrao.
30 de Jul / 2020 às 14h11
Srs leitores do conceituado, e, em especial ao Sr Roberto. Pergunta que não quer calar, se há 2 anos, está pronta, qual motivo da não oferta do precioso líquido aquela população tão carente. Sr, assim, fica muito feio, utilizar do conceituado, para tão vulgar colocação, tal atitude, pode até preencher seu eu, sua insignificância política e, não tenho nenhuma dúvida, de que nesse instante, a DEMOCRACIA, agoniza, se sente atingida, por colocação de uma pessoa, com formação acadêmica, mas, que não tenho dúvida, será punido pela própria consciência. Ficou muito feio Sr, faça uma reflexão sobre si.
30 de Jul / 2020 às 15h53
Esse governo vive inaugurando obras feitas por Lula e Dilma, exemplo das obras das transposição do São Francisco, não tem projeto nacional, é aliado da morte e das milícias. A Amazônia e o Pantanal agonizam em chamas enquanto ele dificulta as ações de fiscalização, tudo para os latifundiários, madeireiros e as mineradoras.
04 de Aug / 2020 às 19h12
Cala a boca doente, retardado político e psicopata idiotizado!