Nesta segunda-feira (20), os alunos da comunidade de Goiabeira II, distrito do Junco/Salitre receberam em casa a visita do prefeito Paulo Bomfim, que juntamente com a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves, entregaram blocos de atividades pedagógicas, uma ação do ‘Aula Itinerante’, que está atendendo principalmente os estudantes da rede municipal de ensino, que não estão tendo acesso às aulas virtuais oferecidas no Portal da Educação e no Canal do Youtube.
Esta iniciativa da Prefeitura faz parte do projeto ‘Juazeiro Cidade Educadora-Aula em Rede’, que desde o início de abril, logo quando começou o isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus, disponibiliza aulas online gravadas pelos professores da rede, atendendo aos alunos da Educação Infantil, 1º ao 9º ano e EJA.
A equipe acompanhou o prefeito nas comunidades levando os blocos de atividades e kits pedagógicos no ônibus escolar, com todos os cuidados necessários, como o uso de máscaras, de álcool gel e mantendo o distanciamento adequado. “Foi muito gratificante chegar na casa dos nossos alunos da rede, ser recebido com alegria por eles e pelos pais. Nosso objetivo maior é continuar levando aprendizagem às crianças e adolescentes das nossas escolas, seja através das videoaulas ou blocos de atividades. Desde que suspendemos as aulas em março, devido à pandemia da COVID 19, as equipes da SEDUC e das escolas não têm medido esforços, se reinventando e buscando alternativas para atender os alunos da sede e interior, e temos alcançado resultados significativos”, afirmou o prefeito Paulo Bomfim,
Em três meses, a Prefeitura disponibilizou mais de 400 videoaulas das disciplinas curriculares, e obteve mais de 1,2 milhão visualizações no canal do Youtube, Juazeiro Cidade Educadora – Aula em Rede, mais de 12 mil inscritos e um alcance de 66% dos alunos da sede e do interior do município.
A mãe Maria Ferreira ficou satisfeita com a visita do prefeito, com a entrega das atividades e aproveitou para parabenizá-lo pelas escolas que ele reformou no Salitre. “Foi bom receber o prefeito, saber que ele se preocupa com a educação dos nossos filhos e a prova disso são as escolas lindas que ele vem reformando em várias comunidades daqui. Já começou a reforma da quadra de esporte onde minha filha estuda, que será coberta, e a escola também será reformada. Nós só temos que agradecer”, disse. A aluna da Escola Antônio Francisco, Vitória Ferreira ficou animada quando recebeu o bloco de atividades. “A gente não tem aula por causa do coronavírus, e eu estou morrendo de saudade dos meus professores e coleguinhas. Mas por enquanto que as aulas não voltam eu estou estudando com a ajuda da minha mãe. Achei muito legal receber as tarefas na minha casa”, declarou.
“Foi um dia muito produtivo e de alegria. Além de entregar os blocos de atividades, tivemos a oportunidade de conversar um pouco com os pais, saber de perto quais os maiores desafios que eles estão encontrando nesse período de pandemia e levar afeto, brincadeiras e cuidado para os nossos alunos. Estamos vivendo um momento desafiador e como não estamos tendo as aulas presenciais, somente as virtuais, que nem todos tem acesso, as crianças estão precisando muito mais do acompanhamento dos professores, da equipe da escola, da família, elas precisam se sentir amadas e manter essa relação com a escola. Na próxima quinta-feira tem mais visitas do Aula Itinerante”, informou a secretária Lucinete.
A equipe também visitou os alunos da comunidade do Marruá e Manoel Patrício. Estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri, as superintendentes da SEDUC Cristine Hermenegildo, Gilmara Lacerda e Renata Carla, além dos gestores e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais Antônio Francisco e João Neves.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
2 comentários
21 de Jul / 2020 às 20h40
Srs leitores do conceituado. Observamos que mesmo em pandemia,o cidadão que não tenho dúvidas de que, já está arrumando as suas gavetas do paço municipal, corre desesperadamente, sabedor da sua insignificância política, com alto índice de rejeição, agora, já está em campanha, mas, com fé em Deus, e e , como bem disse o poeta" Não dá mais, acabou, você muito incapaz, então boa sorte"
21 de Jul / 2020 às 20h44
E a merenda escolar, que o ministério da educação envia através Fundo de Desenvolvimento Escolar, para Estados e Municípios , já foram entregues? Perguntar não ofende. Estamos de olho