Na Bahia, 91 municípios já receberam bolhas de contenção e de intubação. O equipamento é confeccionado com material acrílico transparente, e tem o objetivo de reduzir os casos de intubação entre paciente portadores da Covid-19, bem como os riscos de contaminação entre os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia.
Nesta quarta-feira (15), um lote com 134 destes equipamentos foi enviado para hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que atendem pacientes com a Covid-19 em 72 municípios, que também receberam 72.000 máscaras de tecido e 1.380 protetores faciais de acrílico.
Ao todo já foram entregues 450 bolhas de contenção e de intubação para unidades de Saúde da Bahia.
“Estamos ampliando a segurança dos profissionais de Saúde com estes equipamentos desenvolvidos pelo Senai Cimatec em parceria com o Governo da Bahia e com o apoio das empresas Unigel, que fez a doação de chapas acrílicas, e a Klabin, que doou caixas de papelão para o transporte dos equipamentos”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
Os 72 municípios atendidos com o lote são: Amélia Rodrigues, América Dourada, Apuarema, Aurelino Leal, Barra do Choça, Barra Preto, Belmonte, Brumado, Buerarema, Cachoeira, Cafarnaum, Camamu, Campo Formoso, Capela do Alto Alegre Capim Grosso, Caravelas, Casa Nova, Catu, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Filadélfia, Gandu, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibotirama, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Iraquara, Itanhém, Itapetinga, Ituberá, Jaguaquara, João Dourado, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Maragogipe, Medeiros Neto, Mucuri, Muritiba, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Nova Soure, Paulo Afonso, Piraí do Norte, Pojuca, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Riachão do Jacuípe, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Sobradinho, Taperoá, Terra Nova, Uauá, Ubaitaba, Ubatã, Una, Valença e Wenceslau Guimarães.
“Através desse novo projeto, estamos expandindo as ações de combate à Covid-19. Agora atuaremos com equipamento que busca diminuir a intubação precoce de pacientes, ampliando a possibilidade de tratamentos com suportes ventilatórios não invasivos e diminuindo as possibilidades de infecções”, explica Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Juazeiro que é município polo recebendo inúmeros pacientes de outros municípios do Norte da Bahia não se tem a informação de que teria recebido uma única bolha. E a pergunta que fica:Seria em função da briga do prefeito Paulo Bomfim com o secretário da saúde da Bahia Fábio Vilas Boas?
Se for, pode o gestor penalizar o povo que, inclusive, votou no governador Rui Costa, por conta de uma questão pessoal entre o prefeito e o responsável pela pasta da saúde na Bahia?
Com a resposta os dois empregados do povo.
Da redação com informações do Bahia Notícias
8 comentários
16 de Jul / 2020 às 08h08
se nem o PT de Juazeiro e Bahia estao se entendendo como é que querem que a gente vote no candidato do partido? Nunca! alias, pelo tanto de tempo que os governo do ex-prefeito e do atual estiveram alinhados com os governos federal e estadual já era pra Juazeiro ter resolvido 90% dos seus problemas estruturais. Nunca resolveu
16 de Jul / 2020 às 08h28
Longe de mim defender esse prefeito, mas aparentemente outras cidades polos também não receberam as cápsulas. No mais, vamos dar ao prefeito, que diariamente conversa com o governador, o direito a palavra...
16 de Jul / 2020 às 11h05
PROFESSOR OTONIEL GONDIM, COMO GOSTARIA DE LER UMA CRÔNICA SUA NO BLOG. E SOBRE OS PROVÁVEIS POSTULANTES À PREFEITURA DE JUAZEIRO-BA. DESSAS DE ARREPIAR, COMO SEMPRE. SEM PENA NEM DÓ. FICO, ANSIOSO ASSIM COMO MILHARES, QUE ESCREVA LOGO, LOGO. ABRAÇÃO DE UMA FÃ. BJOS A TODOS DO BLOG.
16 de Jul / 2020 às 13h24
So que nos aqui de juazeiro nao temos nada a ver com a roupa suja deles nao , secretário seja humano pelo amor de Deus
16 de Jul / 2020 às 15h53
Que ridículo esse tal de Otoniel se fingindo de fã pra mendigar espaço no blog, kkkkkkkkkkk, patético...
16 de Jul / 2020 às 18h39
Cobra do ministro militar da saúde.o governo federal não gastou um terço dos recursos contra a pandemia. Desgoverno Bolsonaro é o responsável .
17 de Jul / 2020 às 14h09
Enquanto vcs estão arrumando brigas o povo aqui em Juazeiro morre sem assistência médica
17 de Jul / 2020 às 15h23
Incrível como é notória a força da heteronomia sobre a autonomia do pensar quando se deseja desconstruir uma força, no caso, política! Sou de Petrolina, mas conheço bem a Bahia, não vi cidades como Feira de Santana, Ribeira de Pombal, Itaberaba, Euclides da Cunha, Jacobina, Tucano, Ilhéus, Itabuna ou Eunápolis... Assim pergunto: Será se todos os prefeitos são intrigados "de morte" do secretário estadual de saúde? A especulação em curso, de fato se manifesta como meta de desconstruir credibilidade política de ambos os citados, menos do autor! Será? Vejo isso nos comentários, menos do autor