Desde a divulgação do Plano de Contingenciamento no combate ao novo coronavírus, publicado em março, diversas ações simples, mas de enorme eficácia têm sido realizadas pela Prefeitura de Petrolina. E com a publicação do decreto municipal nº 050/2020, que começou a valer desde a segunda-feira (13), reforça-se o pedido para que população siga atentamente as medidas de prevenção e ajude a dirimir o aumento dos casos confirmados na cidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adoção de recomendações das instituições oficiais de saúde do Brasil são a principal forma de reduzir o contágio da covid-19. Uma pessoa infectada com o vírus pode transmitir a doença a até 6 pessoas e os números chegam a dobrar quando não se respeita a quarentena, principalmente, se a pessoa mora em uma cidade onde já foi declarada a transmissão comunitária.
Em Petrolina, os casos confirmados têm aumentado e no intuito de desacelerar a taxa de contaminação e por conseguinte, a ocupação dos leitos de UTI Covid, a gestão retomou o isolamento mais rígido, ficando liberados para funcionar apenas os serviços essenciais como hospitais e clínicas médicas, supermercados, farmácias, lojas de defensivos e insumos agrícolas, entre outros.
No entanto, todas as ações da prefeitura demandam um engajamento público, a compreensão de que é necessário seguir os protocolos de prevenção, até mesmo para aquelas pessoas que não apresentam sintomas da doença. Caso contrário, de acordo com observação da evolução dos casos no país, estima-se que o número de contaminados pelo coronavírus dobre a cada três dias, agravando ainda mais o quadro da pandemia.
Cuidados
A Prefeitura de Petrolina reforça as recomendações profiláticas contra a covid-19 (coronavírus), tais como: permanecer em isolamento social (em caso de suspeita da doença) e sair somente em caso estritamente necessário; lavar bem as mãos, com água e sabão; higienizar com álcool em gel objetos de uso pessoal (por exemplo aparelhos celulares); manter entre um a dois metros de distância de outras pessoas, evitando aglomerações.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários