A principal medida adotada para contenção do avanço do novo coronavírus em todo mundo é o isolamento social. Ficar em casa tem sido a rotina de milhões de pessoas nos últimos 3 meses e esse cenário tem gerado impactos significativos na saúde mental de grande parcela da população.
Pensando nisso, a Secretaria da Saúde de Juazeiro disponibilizou desde o início da pandemia, o atendimento psicológico virtual como forma de amenizar esses impactos do isolamento, especialmente, em profissionais de saúde.
Desde março, foram mais de 600 atendimentos registrados com pacientes que relatam entre outros sintomas, ansiedade, estresse e medo do futuro. Segundo a superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, desses atendimentos, 40% são de profissionais da saúde.
“O momento que estamos vivendo é novo para todos e para alguns tem impacto maior. Atendemos pessoas com quadro de ansiedade que chegaram a sentir os sintomas da COVID-19, mesmo sem tê-los e muitos são profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Então, esse apoio é fundamental para que as pessoas sejam acolhidas e que seja feito o diagnóstico correto”, afirmou Lorena que também é psicóloga.
Segundo ela é essencial saber o momento certo de procurar ajudar profissional. “Falta de sono ou sono demais, compulsão alimentar, mudança repentina de humor podem ser sinais de que é preciso procurar ajuda para buscar equilíbrio diante dessa crise de saúde que atinge todo o mundo”, completou.
Para receber o atendimento psicológico virtual disponibilizado através da SESAU, basta procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, contatar a enfermeira e solicitar acompanhamento de um profissional. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) irá entrar em contato para agendar o atendimento que será realizado por telefone.
Por Fabiana Diniz/SESAU
0 comentários