Ginastas baianos seguem disputando o Campeonline de Ginástica, que iniciou no dia 02 de julho e segue até o próximo domingo, dia 12.
Com a participação de mais de 230 atletas das modalidades de ginástica rítmica, aeróbica e artística, o torneio virtual, o primeiro a ser realizado no país neste tipo de esporte, tem sido destaque por tornar o ambiente de casa o local onde ginastas se apresentam para uma bancada de árbitros por meio de plataformas digitais.
A competição é realizada pela Federação Bahiana de Ginástica (FBG), com o apoio da Superintendência de Desporto do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e está sendo disputada nas categorias mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados.
Na opinião da presidente da FBG, Evelin Lôbo, no esporte, a criatividade e a tecnologia têm sido um forte aliado neste momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus, onde o isolamento social é a melhor forma de se evitar o contágio. Segundo a presidente, “a realização de um evento online, até então inédito, está sendo desafiador, porém gratificante. Tenho dito que o nosso maior objetivo foi motivar atletas, treinadores, clubes e mobilizar a comunidade de ginástica. Tivemos um momento ímpar, que foi a abertura do evento, no dia 2 de julho, com a Noite de Gala, onde participaram atletas de todo o Brasil. Foi belíssima e com um resultado maravilhoso”, disse.
Provas – As provas começaram no dia 4/07, com a apresentação da ginástica aeróbica. “Tivemos a oportunidade de perceber o quanto o torneio está sendo motivacional para todos os participantes. Mesmo em um momento tão difícil como o que estamos atravessando, a formatação de um evento virtual proporcionou um sentimento de superação em todos. Toda a equipe da FBG vem, incansavelmente, trabalhando para que todas as etapas sejam cumpridas com muito amor e dedicação”, explicou Lôbo.
A superação a que se refere a presidente da FBG não está restrita ao estado de ânimo das pessoas, afetado pelo isolamento social e mudança brusca da rotina desde março, quando os casos da Covid-19 começaram a surgir no Brasil. Por falta de equipamentos, espaço físico adequado e presença física dos professores, os atletas enfrentam dificuldade também para realizar os treinamentos em suas casas.
Para a atleta Vitória Lírio, 14, do município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, o Campeonline de Ginástica surgiu no momento exato. “No início, estava meio desmotivada. Com a notícia da competição, pensei bem e resolvi participar dessa iniciativa maravilhosa que a FBG e o Governo da Bahia estão proporcionando para nós, atletas”, disse.
Para os treinadores, os desafios são ainda maiores. Segundo a professora de ginástica rítmica da escola Espaço Vivo, do município de Santo Antônio de Jesus, a competição online é motivo de superação para muitas meninas, mas também de oportunidade. Segunda ela, a maioria das suas alunas nunca havia participado de um campeonato. “Em tempos de isolamento social, a gente teve que se reinventar com aulas online, o que dificultou um pouco no começo. Porém, a experiência de participar do Campeonline tem sido muito motivadora para que nossas ginastas não desistissem de treinar. Estou muito feliz de fazer parte disso”, disse.
Para acompanhar o torneio, acesse redes sociais da FBG, you tube e facebook: Federação Bahiana de Ginástica. Mais informações da competição, no site da FBG: federacaobahianadeginastica.com.br.
Programação:
02.07 - Solenidade de abertura - 17h
04.07 - Competição modalidade aeróbica - 10h
05 a 09 – Congresso técnico
10.07 - Competição modalidade rítmica - 18h
11.07 - Competição modalidade rítmica - 09h
11.07 - Competição modalidade artística - 15h
12.07 - Competição modalidade rítmica - 10h
Ascom Sudesb
0 comentários