Conforme a redeGN alertou estudos realizados por órgãos federais em anos anteriores consideraram o município de Itacuruba, localizado no sertão de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco, o local apropriado para instalação de uma futura usina nuclear no Nordeste.
Após alguns anos em que hora avançava o projeto, hora paralisava, a pauta da geração de energia nuclear no Brasil parece ter entrado em cena novamente.
Recentemente, o Ministério de Minas e Energia do governo de Bolsonaro declarou ser a energia nuclear estratégica para a matriz energética brasileira e voltou a falar dos estudos que tratam Itacuruba como a principal candidata para receber uma usina nuclear.
O projeto é considerado uma ameaça à vida e violenta os direitos de populações tradicionais, como quilombolas e indígenas. Na #RodaAntinuclearPelaVida desta semana serão entrevistados o Deputado Estadual de Pernambuco pelo PCdoB, João Paulo Lima e Silva, e o Presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda.
Os entrevistadores serão Alzení Tomáz (Coordenadora da Nova Cartografia Social de Povos e Comunidades Tradicionais da Bacia do São Francisco e membro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana), Célio Bermann (Professor de pós-graduação em energia da USP/SP), José Karajá (Geógrafo e Assessor do CIMI/NE) e Renato Cunha (Coordenador do GAMBA – Grupo Ambientalista da Bahia).
Não perca! Sábado, 4 de julho, às 16h.
https://www.facebook.com/XoNuclear/live
https://www.youtube.com/ConexãoXôNuclear/live
Organização: Conexão Virtual Antinuclear, com participação da Articulação Antinuclear Brasileira, da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares e da Articulação Sertão Antinuclear.
Ascom CHBSF
0 comentários