Profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Juazeiro participaram no último sábado (27) de uma nova capacitação, desta vez o treinamento prático aconteceu com respiradores.
O momento foi realizado pelo chefe do setor de apoio diagnóstico e terapêutico, Fabrício Olinda de Souza Mesquita, doutor em Ciências da Saúde pela UPE e as fisioterapeutas Poliana Tavares de Barros e Francielle Borges de Oliveira.
A UPA é referência para casos da COVID 19 desde 11 de maio em Juazeiro, no entanto os profissionais da rede especializada vêm sendo capacitados desde março. A Unidade não possui UTI, mas tem 8 leitos destinados exclusivamente para suporte com respiradores. A capacitação teve como objetivo munir de mais conhecimentos os técnicos responsáveis pela assistência aos pacientes que necessitam de suporte respiratório.
A enfermeira e coordenadora na unidade, Julyana Andrade descreve a importância do momento. “Foram realizados dois momentos, o primeiro online e o segundo com aula prática neste sábado. Foi fornecido treinamento em manejo de ventilação mecânica e posição prona para os profissionais que estão em linha de frente nessa batalha”, descreveu.
Para o diretor médico da unidade, José Carlos Tanuri Júnior, quanto mais capacitados, os profissionais estarão mais aptos para uma assistência com qualidade. “Considerando que a UPA Dr. João Oliveira é uma unidade de referência para pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19, fechamos uma parceria com a EBSERH e, através do Hospital Universitário, estamos tendo este suporte nas qualificações dos nossos profissionais. Sem dúvida um profissional bem qualificado consegue prestar a assistência correta ao paciente”, destacou.
Débora Sousa/SESAU
0 comentários