A Secretaria da Saúde em Juazeiro apresenta nesta quarta-feira (24), o boletim diário com a confirmação de mais 40 casos da COVID 19 na cidade sendo 2 profissionais de saúde. Os pacientes têm idade de 11 a 80 anos. Com este dado sobe para 458 o registro de pacientes positivos para a doença.
Deste quantitativo, 39 resultados foram obtidos por meio do teste rápido e um pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade, sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. Com mais 22 recuperações registradas, sobe para 160 o número de pacientes clinicamente curados.
Sobre o óbito registrado neste boletim, a SESAU informa que a paciente é do sexo feminino, 58 anos, hipertensa e veio a óbito nesta terça-feira (23), no Hospital Regional de Juazeiro. Com mais este registro, Juazeiro chega a 18 óbitos em decorrência da doença.
A Secretaria da Saúde ressalta que o número de casos está aumentando em decorrência da intensificação das testagens realizadas pelo município. Juazeiro soma mais de 5 mil testes já realizados na cidade entre os testes rápido e pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador.
Com a intensificação das ações preventivas através das barreiras da vigilância e as ações nas comunidades, o município tem o registro de 3.880 notificações, sendo que 3.297 exames já estão descartados por testarem negativo para a COVID 19. Outros 125 estão aguardando resultado ou coleta. Sobre este dado, a SESAU reforça que não está havendo alteração, pois as pessoas notificadas não estão comparecendo ao ponto de coleta para realização do exame. A secretaria continua insistindo nas ligações para que os mesmos possam fazer o exame.
Dos 458 casos confirmados, 239 são do sexo feminino, 219 do sexo masculino e deste quantitativo, 60 são profissionais de saúde. A Secretaria ressalta que tem 249 pessoas em isolamento domiciliar, 31 pacientes internados sendo 16 em leitos de UTI e 15 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.
Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
Descritivo de pacientes de Juazeiro em leitos de UTI e intermediários na cidade e em hospitais referências para a COVID 19 através da rede PEBA e em rede privada:
A UPA de Juazeiro conta com 8 leitos equipados com respiradores e 2 estão ocupados, representando assim 25% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos e, destes, 8 estão ocupados com uma taxa de 66,66% de ocupação.
Dos 8 leitos de UTI em funcionalidade do Hospital Regional de Juazeiro, 2 estão ocupados com pacientes da cidade. Dos 29 leitos intermediários, 3 estão com pacientes de Juazeiro.
O Hospital São Pedro em Remanso tem 10 leitos de UTI e 3 pacientes de Juazeiro estão internados na unidade. Dos 30 leitos intermediários, 4 estão ocupados com paciente de Juazeiro. O Hospital Ernesto Simões em Salvador permanece com 1 paciente de Juazeiro em estado grave na UTI da unidade e o Hospital Espanhol também tem 1 paciente de Juazeiro internado na UTI.
Dos 5 leitos de UTI disponibilizados pelo Hospital Neurocardio para atendimento a pacientes COVID 19 pelo SUS, 3 estão com pacientes de Juazeiro. O Hospital Memorial disponibilizou 5 leitos de UTI para atendimento SUS e destes, 4 permanecem ocupados com pacientes de Juazeiro.
Débora Sousa/SESAU
1 comentário
24 de Jun / 2020 às 21h22
Gostaria de saber se porque o final da reportagem sempre a mesma coisa 73 casos de H1N1, pois já têm mais de 4meses, nunca chega o resultado.