No boletim deste sábado (20), a Secretaria da Saúde informa que mais 19 pessoas testaram positivo para a COVID 19 em Juazeiro. Foram 13 resultados através do teste rápido e 6 pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Dos casos confirmados, 6 estão internados e 13 pacientes estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município.
Os pacientes confirmados têm idades entre 19 e 88 anos. Com estes dados, sobe para 350 o número de pessoas com a COVID 19, com mais 27 recuperações registradas. Juazeiro soma agora 118 pacientes clinicamente curados.
Sobre o óbito registrado neste boletim, a SESAU informa que a paciente é do sexo feminino, tinha 87 anos e apresentava como comorbidade mal de Parkinson. A mesma estava internada no Hospital Unimed, e o óbito aconteceu nesta sexta-feira (19). Com mais este registro, Juazeiro chega a 14 óbitos confirmados em decorrência da doença.
A Secretaria da Saúde ressalta que o número de casos está aumentando em decorrência da intensificação das testagens realizadas pelo município. Juazeiro soma mais de 5 mil testes já realizados na cidade, isso entre os testes rápido e pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Com a intensificação das ações preventivas através das barreiras da vigilância e as ações nas comunidades, o município tem o registro de 3.177 notificações, sendo que 2.702 exames já estão descartados por testarem negativo para a COVID 19. Outros 125 estão aguardando resultado ou coleta, sobre este dado, a SESAU informa que não está havendo alteração, pois as pessoas notificadas não estão comparecendo ao ponto de coleta para realização do exame. A secretaria continua insistindo nas ligações para que os mesmos possam fazer o exame.
Dos 350 casos confirmados, 172 são do sexo feminino, 178 do sexo masculino e deste quantitativo, 55 são profissionais de saúde. A Secretaria ressalta que tem 184 pessoas em isolamento domiciliar e 34 pacientes internados, sendo 21 em leitos de UTI e 13 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.
Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
Descritivo de pacientes de Juazeiro em leitos de UTI e intermediários na cidade e em Hospitais referências para a COVID 19 através da rede PEBA e em rede privada:
A UPA de Juazeiro conta com 8 leitos equipados com respiradores e 1 está ocupado, representando assim 8% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos e, destes, 1 está ocupado com uma taxa de 8% de ocupação.
O Hospital Regional de Juazeiro dispõe de 10 leitos de UTI exclusivos para COVID 19, no entanto dois leitos não estão habilitados ainda para uso. No boletim deste sábado, a Secretaria da Saúde informa que só teve acesso a informações de pacientes residentes em Juazeiro e o registro é de que 5 estão na UTI. Dos 29 leitos intermediários, 8 estão ocupados com pacientes de Juazeiro.
O Hospital São Pedro em Remanso tem 10 leitos de UTI. Neste boletim, a SESAU teve a informação que 4 pacientes de Juazeiro estão internados na UTI da unidade. O hospital dispõe ainda de 30 leitos intermediários e 1 leito está ocupado com paciente de Juazeiro. O Hospital Ernesto Simões em Salvador permanece com 1 paciente de Juazeiro em estado grave na UTI da unidade e o Hospital Espanhol também tem 1 paciente de Juazeiro internado na UTI.
O Hospital Neurocardio também disponibilizou 5 leitos de UTI para atendimento da rede pública e os pacientes de Juazeiro estão distribuídos da seguinte forma: 2 internados em leitos de UTI disponibilizados para a rede pública, 3 pacientes internados em UTI dos leitos privados da unidade e 3 pacientes internados em leitos intermediários privado. O Hospital Memorial disponibilizou 5 leitos de UTI para atendimento SUS e destes, 4 permanecem ocupados com pacientes de Juazeiro.
Débora Sousa/SESAU
0 comentários