As aulas online oferecidas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), desde o início do isolamento social devido a pandemia do COVID-19, têm atingido números significativos, tanto nos acessos as videoaulas, com mais de 1 milhão de visualizações no Canal Juazeiro Cidade Educadora – Aula em Rede com 11 mil inscritos, quanto na aprovação e adesão dos alunos, professores e toda equipe da rede municipal de ensino do município.
Esta semana, a secretária da SEDUC, Lucinete Alves apresentou os resultados deste projeto, em uma live realizada por professores da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com a participação de representantes das escolas privadas e prefeituras da região.
“Iniciamos o Aula em Rede no dia 06 de abril, logo após o decreto do prefeito Paulo Bomfim suspendendo as aulas, além de outras medidas preventivas. Montamos um estúdio da Escola de Formação dos Educadores - EFEJ, e os professores prontamente aceitaram o convite para a gravação das videoaulas. Em pouco mais de 2 meses do início do projeto, temos resultados positivos como mais de 1 milhão de visualizações no Youtube e uma adesão de mais de 62% dos alunos da sede e do interior que assistem e realizam as atividades no Portal da Educação”, comemorou. A secretária informou também que a equipe da SEDUC já elaborou um novo projeto para atender os alunos que não estão tendo acesso as videoaulas, devido à falta de internet em casa ou outras razões.
Outro dado informado pela SEDUC são os números significativos de acessos dos alunos moradores da zona rural. Mais de 80% dos alunos do Distrito de Itamotinga assistem as videoaulas e realizam as atividades propostas pelos professores através do Portal da Educação. É o maior percentual, acima dos acessos dos alunos que moram na sede do município.
Desde o início do 'Aula em Rede', os professores, gestores e pais enviam para a equipe da SEDUC inúmeros vídeos e fotos dos alunos assistindo as aulas online e realizando as atividades. “No início meu filho achou um pouco estranho, mas como essa geração adora a internet, ele se acostumou e já está adorando. O bom também é que estou tendo tempo de ficar com ele nessa pandemia, posso acompanhar as atividades e também assistir as aulas no Portal com ele. Quero parabenizar o prefeito Paulo Bomfim por este projeto, é um grande incentivo para nossos filhos, e agradecer aos professores que têm gravado aulas maravilhosas”, evidenciou a mãe do aluno Pedro Henrique, Ana Carla.
Essa iniciativa da Prefeitura, que tem o objetivo de colaborar com a aprendizagem dos mais de 35 mil alunos da rede municipal, possibilitou aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), EJA e Educação Inclusiva continuar recebendo o conteúdo do ano letivo, através das videoaulas, além das atividades de forma virtual, no Portal da Educação. Os professores, tutores, coordenadores, gestores e secretários escolares fazem as correções das atividades realizadas e o monitoramento dos alunos por escola e por turma.
“Estamos trabalhando os conteúdos referentes aos componentes curriculares, da 1ª e 2ª unidades. Até o momento já disponibilizamos 370 videoaulas para os alunos da rede, com as disciplinas exigidas, além de aulas de Meditação com terapeuta, orientações com psicóloga, assistente social, a médica e secretária de Saúde Fabiola Ribeiro, entre outros. Estamos satisfeitos com os resultados positivos do segundo relatório, e esses números estão melhorando a cada dia, por isso quero agradecer e parabenizar ao comprometimento e acompanhamento dos professores e as equipes escolares e da SEDUC”, concluiu a superintendente pedagógica da SEDUC, Cristine Hermenegildo.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
2 comentários
20 de Jun / 2020 às 00h14
Srs leitores do conceituado. Em uma determinada cidade deste estado, sito região metropolitana, um determinado gestor, fez programa educacional, com título "Cidade do Saber" , talvez o programa daqui, tenha sido inspirado no de lá, que hoje, nem ouço falar, sei que o inventor da sabedoria, teve visita indigesta da Polícia, se tornou ficha suja, e hoje, morreu politicamente.
20 de Jun / 2020 às 15h58
Muito bom mas bom mesmo é que isso passe logo