A equipe de pesquisa do IBOPE Inteligência acompanhada por estudantes da Universidade de Pelotas (UFPEL-RS) volta a Juazeiro para concluir a terceira fase da pesquisa sobre a COVID 19 na cidade.
As ações estão programadas para os dias 21, 22 e 23 de junho. A pesquisa é financiada pelo Ministério da Saúde e tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde. Já foram realizadas duas etapas, onde 500 pessoas responderam os questionários, tiveram o teste rápido realizado e todos tiveram resultado negativo para a COVID 19.
Nesta etapa serão entrevistadas e testadas novamente 250 pessoas nos bairros: Antônio Guilhermino, João Paulo II, Dom José Rodrigues, Piranga, Itaberaba, Santo Antônio, Alto do Cruzeiro, Lomanto Junior, João XXIII, Maringá, Centro, Sol Nascente, Alto da Aliança, Antônio Conselheiro, Parque Residencial, Coréia, Quidé, Tabuleiro e nos distritos de Carnaíba do Sertão e Massaroca. A SESAU ressalta que a ação é voluntária e o morador não é obrigado a realizar, mas é importante para mapeamento da COVID 19 que está sendo feita em todo país.
A Secretaria lembra ainda que a equipe estará devidamente uniformizada com crachá e colete de identificação. A pesquisa consiste na aplicação de um questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas da COVID-19 nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital.
A pesquisa está acontecendo em 133 municípios, abrangendo todos os estados da federação. A Universidade Federal de Pelotas é referência em epidemiologia e a pesquisa está sendo financiada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é medir o nível de imunização da população e identificar de que forma o vírus está se propagando no Brasil e auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes para o combate à pandemia baseadas em critérios científicos.
Débora Sousa/SESAU
0 comentários