Uma live realizada na manhã desta terça-feira (09), através da Secretaria de Saúde nas redes sociais da prefeitura de Juazeiro, discutiu a importância da vacinação em tempos de pandemia.
A atividade realizada no Dia da Imunização debateu questões como faixa etária para vacinas específicas, contraindicações e a necessidade da manutenção do cartão de vacina em dia.
De acordo com o superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório que conduziu a live, a imunização, juntamente com o saneamento básico e a descoberta de antibióticos estão entre as ações que contribuíram decisivamente para o aumento da expectativa de vida humana. Ele destacou a necessidade de manter o cartão de vacina em dia e de “utilizar todas as doses e reforços indicados, além de novas vacinas que surgem como uma forma de manter a proteção de todas as pessoas, independentemente, da idade, do gênero ou profissão”, pontuou.
Para Libório, atividades virtuais que propagam informações de relevância são fundamentais em tempos de pandemia. “A prefeitura tem usado suas redes sociais de forma muito coerente, ressaltando sempre que saúde é prioridade nesse momento. E manter a população informada nesse cenário que estamos vivendo é fundamental”, ressaltou.
O diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias participou da atividade e destacou a importância de a gestão difundir a informação como forma de prevenção. “Essa é uma preocupação constante da Vigilância do município, não apenas agora com a COVID-19, mas com outras doenças como a dengue, por exemplo. A população é importante aliada nesse processo e disponibilizar essas ferramentas virtuais tem contribuído de maneira bastante positiva. Informar a população é uma forma de prevenção”, frisou.
Ao longo da live, que alcançou mais de 800 pessoas, foram passadas ainda informações como vacinas disponíveis na rede, público alvo de campanhas como H1N1 e horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Por Fabiana Diniz/SESAU
1 comentário
09 de Jun / 2020 às 20h38
Srs leitores. Entendo que o pessoal da saúde, está vivendo em outro mundo, pois, ex: ocorreu antecipação da vacina contra H1N1, tendo início mês março, porém, Juazeiro, talvez por despreparo, nunca conseguiu cumprir com calendário, as pessoas, procuravam os postos, e, sempre tomavam conhecimento, termino vacina, ao ponto de não época, enquanto algumas cidades, chegavam 80% de cobertura vacinal, Juazeiro, continuava desordenada, nem os idosos, tiveram efetivamente atendimentose, alguns, foram atendidos na casa, mas, muitos deles, foram até posto de saúde, sem êxito.