O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), notificou nesta quinta-feira (4) três agências bancárias do Bradesco de Petrolina por irregularidades no atendimento aos clientes.
Segundo denúncias feitas ao Prodecon, a agência estaria limitando o atendimento na “boca do caixa” e determinando que pagamentos de boletos de outras agências fossem feitos apenas nos terminais eletrônicos.
O problema é que, diante desta limitação, os clientes que não possuem cartão eletrônico das referidas agências estão ficando impossibilitados de efetuar pagamentos. Diante do caso, o Prodecon realizou ação nas agências bancárias e notificou a instituição que terá prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos e adotar as medidas adequadas no atendimento aos clientes.
Após a notificação, a instituição terá que se adequar ao fluxo de atendimentos disponibilizando mais “bocas de caixas” para prestação do serviço. Ainda de acordo com o Prodecon, o órgão vem registrando outras denúncias semelhantes que serão apuradas, e se confirmadas, serão aplicadas as devidas medidas em defesa do direito do consumidor.
O Prodecon também esclarece aos clientes que os bancos não podem se recusar a receber o pagamento do boleto que ainda esteja dentro do prazo de vencimento, pois o pagamento até esta data, pode sim ser efetuado em qualquer agência bancária. A única exceção é quando no próprio boleto existe a descrição de que a aceitação será somente em um banco específico. Sem esta ressalva, todos os bancos são obrigados a aceitar o pagamento.
Ascom Prefeitura de Petrolina
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