Esta foi a primeira semana de reabertura do comércio, após apresentação do Plano de Retomada do prefeito Paulo Bomfim, junto com Comitê de Enfrentamento à Covid 19, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Sindicato dos Comerciários e Associação Comercial de Juazeiro para que as atividades comerciais retornassem com as garantias de segurança sanitárias.
Primeira cidade a tomar medidas preventivas, a ação da Prefeitura tem agradado aos comerciantes e trabalhadores, mas ainda é preciso ter muita cautela e garantir que as regras sejam obedecidas.
Segundo o prefeito Paulo Bomfim, esta semana foi determinante para saber como seguirá a reabertura do comércio nos próximos dias. “Até o momento, estamos percebendo que os empresários/comerciantes estão engajados para que a economia seja retomada, após este longo período que passamos, desde o primeiro decreto. Os acordos sanitários estão sendo cumpridos e também tenho reparado que a população tem contribuído, pois as pessoas que precisam vir ao comércio ou ao banco estão usando máscara. Alguns poucos ainda não tomaram consciência, mas acredito que uma hora atingiremos 100% desta conscientização e assim não precisemos interromper, novamente, as atividades comerciais, para proteger a vida da população juazeirense”, declarou Paulo Bomfim.
De acordo com o presidente da CDL, Murilo Matos, as vendas ainda estão tímidas, mas tendem a crescer. “Ainda está bem retraído. Estamos com um faturamento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. A CDL, Sindcom e Aciaj estão com fiscalização frequente e também distribuindo máscaras no centro comercial, além de sempre orientar os lojistas para respeitar, rigorosamente, o que está no Decreto, a exemplo de ninguém desrespeitar o sábado e fechar os estabelecimentos”, destacou. Ele ainda ressalta a alta conscientização dos lojistas. “O pessoal está bem consciente. Se Deus quiser, e com a ajuda da população, vamos passar este período sem precisar fechar”, finaliza informando ainda que foram realizadas doações de termômetros para alguns lojistas, além de contar com o apoio da Semaurb e da Guarda na fiscalização.
Segundo as informações da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), no período de 01 a 05/06 foram realizadas visitas a 412 estabelecimentos comerciais, além de orientação a diversos vendedores ambulantes. Durante a fiscalização foi observado um crescimento na circulação de pessoas nas ruas da cidade, mas que os estabelecimentos estão cumprindo as determinações do decreto, como uso de máscaras, álcool e o distanciamento social. Também foi percebido que alguns estabelecimentos já estão utilizando o termômetro medindo a temperatura das pessoas, considerando que o prazo para que os estabelecimentos se adequem é de 10 dias.
O comerciante Eduardo Bonavides, que tem loja no calçadão da Conselheiro Saraiva, declara que a reabertura do comércio deu oxigênio à classe, que já estava num momento econômico crítico. “A Covid-19 é uma realidade e, por isso, temos que nos adequar. A grande circulação de pessoas pela área comercial causa um período de instabilidade, inclusive econômica. Pedimos aos consumidores que sigam as regras, para que se evite o aumento de casos da doença e isto cause, novamente, o fechamento do comércio. Muita gente ainda está circulando sem nenhuma necessidade. Junto com a Prefeitura, devemos ampliar o trabalho de conscientização, ou então não vamos alcançar o resultado esperado. O vírus está aí e temos que nos adequar a ele”, finalizou o empresário.
Raphael Leal/Ascom PMJ
2 comentários
05 de Jun / 2020 às 20h55
... prefeito, os casos so aumentaram
05 de Jun / 2020 às 21h25
POSITIVAMENTE? É BRINCADEIRA! NEGATIVAMENTE, VOCÊS VERAO A PORRADA DE GENTE QUE VAI PROCURAR A UPA. SÃO UNS SEM JUÍZO.