Familiares da senhora Maria Eterna Ferreira da Silva entraram em contato com a redeGN e vão participar do Programa Geraldo José (Transrio FM) para desfilar insatisfação com o setor de saúde de Juazeiro que em período de pandemia da coronavírus regulou a paciente para cidade de Remanso.
“Gostaria que divulgasse esta situação, pois esse esse prefeito Paulo Bomfim está acabando com a nossa saúde. Minha vó tem 82 anos, na terça-feira passou mal e chegando na Promatre, eles disseram que ela não podia ser atendida naquela unidade hospitalar e mandou eu ir para a UPA- Unidade de Pronto Atendimento com a minha vó. Hoje, dia 03 de junho, 01h (madrugada) recebi uma ligação da UPA informando que minha ia ser transferida para Remanso. Por que vai ser Transferida para Remanso? Esse Prefeito de Juazeiro está brincando com a cara dos juazeirenses” reclamou Andreza Paula.
No início da noite desta quarta-feira (03) o produtor musical Leandro Barbosa, popular Leandro City, que também é neto de Dona Maria Eterna Ferreira da Silva entrou em contato com a redação para contestar a informação de que sua parente estivesse com a Covid-19.
“Não entendemos essa transferência da nossa vó para Remanso e vamos comprovar que ela não tem coronavírus. Minha família já está em Remanso e colocaram no prontuário que ela está com a Covid-19, mas ela fez exame em Juazeiro e o teste deu negativo. Ela está com princípio de pneumonia” lamentou Leandro Barbosa.
A reportagem da redeGN manteve com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde que encaminhou a seguinte nota:
SESAU DE JUAZEIRO ESCLARECE SOBRE TRANSFERÊNCIAS DE PACIENTES COM SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DA COVID 19
A Secretaria da Saúde de Juazeiro vem a público esclarecer sobre a assistência a pacientes com suspeita ou confirmação da COVID 19 que necessitam de suporte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Juazeiro e outros 52 municípios da Bahia, além de Pernambuco fazem parte da Rede PEBA e, através da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), é realizado o levantamento de qual município dispõe de leito para o atendimento ao paciente. Neste momento, em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, as cidades com leitos de UTI exclusivos para a COVID 19 são: Salgueiro, Araripina, Ouricuri, Petrolina, Juazeiro e Remanso.
No suporte à paciente que estava na sala vermelha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro foi identificada a necessidade de suporte em UTI e solicitada regulação junto à CRIL que, por sua vez, saiu para a cidade de Remanso. A paciente foi transferida em uma ambulância de suporte avançado até a cidade baiana para a devida assistência ao qual necessita.
A SESAU ressalta que os leitos exclusivos da UPA são para suporte e estabilização inicial do paciente. Quando identificado que o mesmo necessite de suporte em UTI é solicitada regulação e quando há leito em alguma unidade hospitalar pertencente à rede PEBA, o paciente é transferido. Isso não dependendo de escolha da unidade e sim do sistema que direciona para a cidade que tem vaga disponível.
Da redação
9 comentários
03 de Jun / 2020 às 21h24
Juazeiro-ba virou uma cidadezinha minúscula, onde já não tem estrutura para atender seus moradores. Chegamos ao ridículo de ter nossos moradores transferidos para cidade de porte infinitamente menor. Juazeiro é a quarta maior cidade da Bahia, só que a atual gestão, derrubou nossa cidade para o centésimo lugar.
03 de Jun / 2020 às 21h55
Boa noite, conversa fiada isso é um descaso uma saúde falida dessa gestão incompetente!
03 de Jun / 2020 às 21h56
Boa noite, conversa fiada isso é um descaso uma saúde falida dessa gestão incompetente!
03 de Jun / 2020 às 23h04
Como MENTEM! Eleiçãos já tá PROXIMO vamos mandar pra bem longe daqui
04 de Jun / 2020 às 07h50
Que pena ,o que um dia foi a saúde de Juazeiro hoje observamos que temos de recorrer às cidades de porte menor para que nossos munícipes tenham atendimento médico, mas o que esperar d da saúde de um governo que fechou cinco hospitais na nossa cidade (santa casa,semec, só baby,clise, neurotrauma) agora talvez a comunicação da prefeitura vai falar que não tem culpa tudo é mentira da oposição que foi derrotada nas eleições passadas é realmente estão falando a verdade pois foi todos nós madeirenses que perdemos a cada Vitória desse desgoverno que aí está
04 de Jun / 2020 às 09h19
Peraí!! Então o município não tem leito de UTI disponível? É isso? A paciente terá que viajar mais de 200 km para um hospital com UTI? Se existe a suspeita de Covid-19 e ela já estando em Juazeiro, não seria mais fácil a regulação dentro de Juazeiro e Petrolina? Regulação agora é loteria?
04 de Jun / 2020 às 15h18
O poder público está brincando com a saúde da população. Como é que se envia paciente de a cidade polo pra outra cidade.com menos recursos humanos e materiais. É falta de respeito com o paciente e sua família. Falta de compromisso do gestor com seus munícipes. Onde está o Ministério Público? O Ministério Público tem que ser provocado para impedir esse absurdo.
04 de Jun / 2020 às 15h22
O normal é pacientes residentes em cidades com menos recursos hospitalares ir se tratar em Juazeiro, por ser cidade polo e dispor de mais recursos humanos e materiais. A população de Juazeiro não pode se calar. Amanhã pode ser um familiar nosso.
04 de Jun / 2020 às 16h36
Juazeiro quando era menor o seu número de habitantes já teve em outros tempos um atendimento médico bem melhor. Em quase doze anos de gestão do PCdoB vemos a saúde despencar no município com vários hospitais fechados e um precário atendimento na saúde. Chega povo de Juazeiro. Ainda esse ano teremos o poder nas nossas mão de mudar tudo isso tirando esses incompetentes do poder. Vamos gente, fazer isso. São apenas alguns toques na urna eletrônica e mudaremos tudo.