Seguidas denúncias e reclamações de funcionários levaram o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri (PP) e integrantes da Comissão de Saúde a visitarem na tarde desta quarta-feira (03/06) diversos setores do Hospital Regional de Juazeiro.
As reclamações dizem respeito ao atraso de três meses de salários dos funcionários; a informação da existência dez leitos de UTI, quando só existem cinco, a falta de medicamentos e insumos do dia a dia e até a falta de treinamento para o uso correto dos EPIs, também insuficientes, por parte dos funcionários.
A Presidente da Comissão, Neguinha da Santa Casa; o vereador e médico Alan Jones, o Vereador Anastácio, o Vereador Pastor Roberto e o Presidente da Câmara, Alex Tanuri foram recebidos pela Diretora Geral do Hospital Regional de Juazeiro, Hucilene Simões e pelo Diretor Jurídico, Manoel Silva Junior.
Para as questões colocadas pelo presidente foi explicado que “há intercorrências em todos os casos e o não atendimento do paciente foi uma destas intercorrências” – diz Hucilene Simões, dispondo-se mostrar a ala de UTI para verificação da existência dos equipamentos.
Sobre o salário, para a Diretora o atraso é de “apenas” dois meses: “O que deveria ter sido recebido dia 5 de abril e 5 de maio será pago ainda esta semana, pois recebemos a nota e o empenho do Governo do Estado”.
Os vereadores acompanharam a Diretora à farmácia e almoxarifado, constataram a existência dos insumos, mas insuficientes, para uma margem mínima de segurança. Quem explica a situação é o Vereador Alan Jones: “Por exemplo, se há um consumo de dez caixas de soro diariamente, há de ter um estoque mínimo que garanta o consumo de uma semana pelo menos. Depender da entrega, comprar sem uma programação, é arriscar-se diante do imprevisível e colocar vidas em risco”.
“Pode até não ser responsabilidade da empresa que administra o Hospital, pois os repasses do Estado parece que não obedecem a datas” – diz Alex Tanuri – “Mas, não se justifica atraso de dois meses de salários para profissionais da saúde, essenciais e que merecem todo o respeito possível”.
Na reunião, tensa, entre vereadores e Diretoria do Hospital, foi apresentado um relatório da Vigilância Sanitária da última segunda-feira que dá veracidade às denúncias. A conclusão da inspeção da Vigilância, entre outras coisas, diz: O Hospital Regional de Juazeiro deverá ser monitorado quanto a disponibilidade de EPIs para os funcionários e medicamentos para os pacientes”.
A informação que pacientes regulados com suspeita ou confirmação de COVID 19 podem ser deslocados para Paulo Afonso, Salvador ou Remanso causou estranheza aos vereadores: “Vai contra toda a lógica trazer o paciente para o Regional de Juazeiro e encaminhá-lo para outra cidade. É custo e risco. Não há sentido nisso” – concordam Alan Jones e Alex Tanuri.
A explicação é para não sobrecarregar os dez leitos disponíveis. “Então que o governo providencie leitos em número suficiente para atender Juazeiro” – concordam novamente os vereadores da Comissão.
Manoel Leão Ascom CMJ
7 comentários
03 de Jun / 2020 às 19h46
tudo mentira. eles ficam maqueando e colocando capachos dele atrs das fiscalizações que vem a unidade. entao quem é que vai entregar nada? se eles perseguem? demitiram até medico quem dira outro funcionario? tem que pegar esses ... é de surpresa. falta tudo mesmo. nem copo pra beber agua, nem medicações basicas colmo glicose. antibiotico coitado de quem precisa. o povo ta morrendo por falta de insumos. cade o dinheiro que veio pro covid: fizeram o que? mentem dizendo que fazem treinamentos... EPIS...vao pagar? nao sei quando e so um mes!! palhaçada isso!
03 de Jun / 2020 às 20h02
Eles deveriam se empenhar em apurar todas as denúncias que são feitas contra a saúde em Juazeiro, e que não são poucas.
03 de Jun / 2020 às 20h29
Gente só rindo mesmo, agora em época de eleição os abutres da politica se lembraram do HRJ, o dep Roberto Carlos apareceu? Há quanto tempo que estamos denunciado o absurdo que se tornou o HRJ já ñ há mais palavras para rotular o genocídio diário que acontece ali naquele hospital enfermeiros médicos seguranças prestadores de serviço trabalhando sobre condições humilhantes e absurdas; e por fim quem sofre somos nós o povo pagador de impostos, há quanta saudades dos políticos que tanto foram achincalhados mas que nunca deixaram a saúde de Juazeiro s torna esse pandemônio
03 de Jun / 2020 às 22h46
Juazeiro só tem 1 deputado né sincero 2. Se aquela unidade existe agradeça ao referido deputado. Trazer já trouxe o hospital. Mas gerir é competência de quem ali está administrando. Seu comentário é típico de quem é apaixonado por algum adversário político.
04 de Jun / 2020 às 00h40
A coisa é séria. Esta empresa que está operando o hospital regional não está gerindo nada. Muito falta de responsabilidade. Tenha que haver investigação, apurar se está havendo desvios de recursos. Enquanto aos vereadores... Uma vergonha total. Um horror.
04 de Jun / 2020 às 07h43
Super sincero/ verdadeiro. bom dia! meu ou minha amada, ñ sou apaixonado por políticos, mas a saúde de Juazeiro num total e em todas as estâncias ta um lixo e um absurdo sem tamanho, há anos que estamos denunciando aqui nesse blog e a gestão de.hoje a nível estadual e municipal tem sido a pior de todas e ñ é só no HRJ é em todos os postos de saúde UPA e os outros hospitais que esses abutres viram fecharem nada fizeram; ah sou autônomo e ñ tenho emprego no estado ou no município, bjjs.
04 de Jun / 2020 às 07h46
E para aqueles que defendem esses nefastos abutres com certeza deve ter um.plano de saúde ilimitado, olha o homem de farda ta chegando pra restaurar a d9gnidafe de Juazeiro Bahia...