Funcionando no município há 3 semanas, o ponto de coleta para exames da COVID-19 já realizou 322 testes rápidos para diagnóstico da doença. Desse quantitativo total, apenas 15 pacientes testaram positivo e os demais que negativaram aparecem no boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde como casos descartados.
O ponto de coleta, que funciona na Escola Municipal Judite Leal, bairro Maria Gorete, atende, com horário previamente agendado, a pessoas notificadas através dos postos de saúde.
O superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório, destaca a importância de buscar atendimento nos posts ao serem identificados sintomas que possam indicar COVID-19. “É essencial destacar que o fluxo de notificação para casos leves começa sempre pelo atendimento nos postos de saúde e qualquer profissional das nossas 54 unidades localizadas no município estar apto a realizar a notificação da doença. Então, se forem identificados sintomas como febre, coriza, ou outro sinal de gripe leve, é preciso ir primeiro ao posto de saúde mais próximo para que a equipe de saúde notifique o caso”, ressaltou. Ele lembra ainda que a Unidade Básica de Saúde (UBS) é quem faz o monitoramento e acompanhamento dos pacientes.
O estudante Éric Álisson, após passar por atendimento na UBS do bairro Novo Encontro, foi atendido no ponto de coleta e saiu satisfeito com o tratamento recebido da equipe. “Logo que tive os primeiros sintomas de gripe procurei o posto de saúde do meu bairro e fui orientado a aguardar os 10 dias para a realização do exame. Fiquei em casa durante esse tempo e retornei para fazer o teste rápido. Graças a Deus o resultado foi negativo e agora fico mais tranquilo sabendo que não estou com a doença”, afirmou.
A SESAU lembra que para a realização do exame é necessário estar no 10º dia de início dos sintomas e há pelo menos 3 dias sem apresentar nenhum sintoma que direcione à suspeita da COVID 19. “Os pacientes notificados que a equipe atende diariamente têm seu agendamento realizado pela equipe da Vigilância em Saúde e só devem ir ao local no horário e dia marcados. Essa é uma maneira de cumprir as medidas restritivas do município e evitar aglomerações no local”, pontuou o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias. O teste rápido realizado no ponto de coleta tem resultado imediato.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que o ponto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os pacientes, notificado pelo posto de saúde, só podem se dirigir ao ponto de coleta no dia e horário agendado.
Fabiana Diniz/SESAU
3 comentários
02 de Jun / 2020 às 09h18
Bom dia o que eu acho interessante é que Petrolina em um só dia realiza 344 testes rápidos e encontra 13 casos positivos, já Juazeiro em 3 semanas realiza 322 e nesse período todo acha 15 casos positivos, juro quero entender isso. Como é que a cidade vizinha encontra quase a mesma quantidade de casos um só dia e Juazeiro em três semanas? E nem venha dizer que aqui esta controlada a transmissão que eu vou rir, pois só pode ser piada com tanta gente na rua antes mesmo da reabertura o comercio.
02 de Jun / 2020 às 11h08
Evidentemente que não existe uma política séria de teste em massa, portanto esses dados não são confiáveis. Essa porcentagem não condiz com a realidade, estamos no escuro, isso é reflexo da omissão do Brasil como um todo.E, isso revela muito da falta de educação, falta de política, falta de estratégia, falta de clareza, falta de eficiência, falta de ... Nos países que deram certo o controle ao corona houve primeiramente informação a população, segundo testes em massa, terceiro distanciamento social. Após isso o trabalho se dá no mapeamento do vírus em conjunto com dados estatísticos.
02 de Jun / 2020 às 11h13
Nesse sentido a política atual dos governadores é negar que estamos no escuro e tranquilizar a população como forma de amenizar o medo que tomou conta de toda comunidade. O efeito positivo é comércio a todo vapor, convívio social tendendo a normalizar com as regras por outro lado aumenta-se a probabilidade o vírus circular ainda mais causando mais transtorno. Veremos o que acontece na metade de Junho. Entretanto está na hora de buscar uma forma de baixar custos dos testes tornando acessíveis para a população, com isso se cria um banco de dados robusto, como consequência controla a pandemia.