Roberto Malvezzi (Gogó)
Nunca na história a correlação entre economia e ecologia foi tão clara e perturbadora. Nesse momento do Covid-19, as autoridades sanitárias do mundo inteiro nos orientam a permanecer em casa (Oikós) para não expandirmos a disseminação do vírus e nos contaminarmos como pessoas. Por outro lado, premidos pelas necessidades básicas do cotidiano, muitas pessoas não têm seu sustento garantido e arriscam a própria vida para sair em busca do pão de cada dia.
Siamesas, literalmente oikós-nomia significa "as normas da casa" e oikós-logia o "estudo detalhado da casa". Mas, no seu conteúdo, economia é o abastecimento da casa e ecologia é o cuidado com o ambiente como fonte desse abastecimento. No mundo grego, o oikós originalmente não era apenas a casa, mas a unidade básica produtiva de uma família ampliada, inclusive com seus escravos.
Francisco na Evangelii Gaudium nos diz, sem meias tintas, que essa oikós-nomia mata (N. 53). Ele se refere à economia capitalista contemporânea, baseada na acumulação de riquezas pelo capital, que pressupõe a exploração desenfreada e sem regras dos trabalhadores e trabalhadoras, além da destruição compulsiva e criminosa da natureza. O capital não tem limites, a vida humana e a natureza têm.
As políticas desesperadas e violentas de Bolsonaro e Donald Trump nos confirmam que a humanidade vai atingindo seu pico numa crise civilizacional. A verdade é que os detentores das riquezas e dos poderes já sabem que esse tipo de sociedade não tem como perdurar para sempre. Então, restam duas alternativas: ou muda o modelo de civilização, ou há uma violenta redução da humanidade para sustentar o padrão de vida das elites mundiais. Na elite a opção já está feita e por isso os Estados Unidos não estão preocupados com a morte de 100 mil pessoas, como Bolsonaro não está preocupado com a morte de 30 mil pessoas, podendo ir a mais de 100 mil também até agosto. Mas, pelo Covid, a natureza manda um recado que imporá limites ao ser humano.
Então, há um porém, e sempre há um porém. Ainda há humanistas na face da Terra que não se conformam com a eliminação de grande parte da humanidade e com a acumulação ilimitada do capital. Até gente de concepção liberal já entendeu essa matemática. É possível uma vida simples e digna para todos os humanos e uma convivência mais harmoniosa entre a eco-logia e a eco-nomia. Esse também é o 11º mandamento bíblico para o ser humano: cultivar (economia) e guardar (ecologia) a natureza (Gênesis 2,15).
Esse é o desafio que começa a ser posto para o mundo pós-pandêmico por Francisco. Teremos que avançar nessa harmonização e ela não passa somente pelas cúpulas econômicas e políticas. Francisco chama os movimentos populares de "poetas sociais", isto é, aqueles que, como os poetas, são capazes de extrair soluções inventivas e fantásticas como que do nada. Assim também nos exige de ouvir os povos originários e os povos tradicionais. Do povo criativo e marginalizado do sistema global virá grande parte das soluções.
Nessa semana em que o mundo celebra o ambiente do qual somos parte, sejamos a parte inteligente do mundo, que também sente, que também ama, que também cuida. Não nos resta outro caminho, caso queiramos sobreviver como indivíduos e como espécie humana.
OBS: Texto para a Semana do Meio Ambiente de Maio de 2020.
Roberto Malvezzi (Gogó) É graduado em Estudos Sociais e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, em São Paulo. Também é graduado em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo.
11 comentários
02 de Jun / 2020 às 23h15
Só não comentou que o vírus veio da China, país comunista onde as pessoas comem ratos, cobras e morcegos para não morrerem de fome. A imbecilidade de algumas “autoridades” em defesa de um regime totalitário nazista chega a ser deprimente. Na Venezuela as pessoas comem carne de cachorro. Vá com seu papinho para um campo de refugiados venezuelanos aqui no Brasil pra ver se cola.
03 de Jun / 2020 às 02h22
Bolsonaro trabalha pela queda da democracia e nunca escondeu isso”, disse o advogado, em participação no Boa Noite 247 (assista abaixo). “O Brasil tá em cima de uma bomba. Eu me espanto com a pesquisa que aponta que 52% dizem que o clima é tranquilo. Não há nenhuma tranquilidade. Não há nenhum outro país no mundo onde o presidente trabalha contra as medidas de combate à Covid-19”, criticou.
03 de Jun / 2020 às 02h32
O que o clã Marinho nos oferece é o acordo das elites, para salvarem-se na crise que elas mesmas ajudaram a criar, inclusive com seus jornais e a manipulação política e ideológica que tem seu ponto de partida na desestabilização do governo Dilma Rousseff, seguida pela posse do perjuro Temer, a eleição e o governo Bolsonaro, a consolidação do regime de golpe de Estado permanente. Ninguém – imprensa, judiciário, congresso, forças armadas – pode hoje posar de inocente. Receber notificações do Brasil 247. Inscreva-se.
03 de Jun / 2020 às 02h41
pacto proposto é espúrio. A única esperança que nos resta de vê-lo abortado é a reação das grandes massas, os 70% de brasileiros que se opõem ao bolsonarismo e que, aos poucos, e animados pelos torcedores antifascistas, começam a sair da zona de conforto – espremida entre a pandemia e a ameaça fascista – e descobrir que a ação não apenas é necessária e inadiável, como, principalmente, é possível.
03 de Jun / 2020 às 02h44
Não há negociação possível, muito menos coabitação com o banditismo, com as milícias, com o armamentismo, com a tragédia social, com a dilapidação de nossas reservas, com a destruição de nossa riqueza ambiental. O adversário não é o capitão, essa execrável pessoa física, mas sua política, seu projeto e o que ele representa como atraso ideológico: a emergência dos valores políticos da extrema-direita com a qual a democracia não dialoga.
03 de Jun / 2020 às 02h48
PARABENS DOUTOR ROBERTO. AMEI..OBRIGADA...HOJE TUDO PIORANDO..BOLSONARO DESEQUILIBRADO GENOCIDA ....LARANJAS PODRES...BOLSONAROS..PIOR QUE O ..CORONAVIRUS 30.000.00 Mortes
03 de Jun / 2020 às 02h51
Tudo Verdade.....BOLSONARO ENGANOU O BRASIL.. BOLSONARO NUNCA MAIS....BOLSONARO FALSO PROFETA...NA BIBLIA FALA DO FALSO MESSIAS PARA ENGANAR O BRASIL
03 de Jun / 2020 às 02h58
BOLSONARO BILIONARIO E LOUCO RIDICULO FALSO - A secom, presidida por Fábio Wajngarten, comprou inserções com verba pública mais de 2 milhões de vezes em sites considerados inadequados. Entre eles estão sites que divulgam notícias falsas, oferecem investimentos ilegais e até aplicativos com conteúdo pornográfico.
03 de Jun / 2020 às 03h27
FORA BOSONARO. HOJE O BRASIL SOFRE MAIS DE 1.200 MORTES EM 24 HORAS PELO BOSOVIRUS.... Sao genocidas, terroristas, neonazistas, traidores da pátria, tudo o que não presta junto. Isso é o bolsonarismo. Pode ser a grande vergonha do século XXI. Sinônimo de coisa ruim.
03 de Jun / 2020 às 07h02
Deus me livre do mau.....longe de mim CORONAVIRUS BOLSONARO DOENÇA FATAL
03 de Jun / 2020 às 07h33
BOLSONARO SO AJUDA O CENTRAO RICO. O POVO MORRENDO ..BOLSONARO RICO RINDO FAZENDO CEMITERIO CHEIO