O nível da capacidade do volume útil domingo, dia 31, na Barragem de Sobradinho foi de 92,65%. A previsão para terça-feira (2) de junho é de afluência (água que entra) de 1.420 m³/s, enquanto a defluência (água que sai) permanece em 1.400 m³/s.
Os pescadores da região do vale do São Francisco apontam o quanto o "homem domina a vazão do Rio São Francisco". A barragem chegou a atingir 95% de sua capacidade útil, o nível alcançado pela primeira vez desde 2009, quando Sobradinho chegou a 100% de sua capacidade.
A assessoria de imprensa da Chesf informa que " o cenário se dá por conta das chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, a partir da segunda quinzena de janeiro deste ano, que possibilitaram um aumento significativo do nível do reservatório, após oito anos de escassez hídrica.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) continua o acompanhamento das vazões e os níveis dos seus principais reservatórios. Neste sábado (29), a Companhia divulgou as previsões de cotas e vazões do Reservatório de Sobradinho (BA) para o período de 29 de maio a 13 de junho deste ano.
A situação, de acordo com a Chesf, é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico.
Redação redeGN Fotos Ney Vital
1 comentário
03 de Jun / 2020 às 08h48
Apesar da Chesf prever a manutenção da vazão, em 1.400 me, houve um significativo aumento na noite de ontem, pois o nível do rio subiu, aparentemente, para os 1.600 m3 anteriores. Não entendo o porquê da Chesf não anunciar, previamente, essas mudanças; parece que o Secom da empresa só funciona para Comunicação Interna. Incompetência não dói, mas chateia!