O 1º Festival Gastronômico Delivery de Juazeiro é uma iniciativa inédita no Vale do São Francisco, realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico (ADEAP). O objetivo é amenizar os efeitos da crise provocados pela pandemia do novo coronavírus no setor de gastronomia do município.
Na etapa inicial, que estabelecia a abertura e prazo de inscrições, o festival surpreendeu positivamente atraindo dezenas de empreendedores do ramo gastronômico, estabelecidos na sede, balneários e interior do município. Ao todo, 23 empresas divididas em cinco categorias – comida regional, massas, comida oriental, sanduíches e sobremesas – foram selecionadas, superando as edições anteriores, realizadas no formato tradicional dos festivais do gênero.
Neste sábado, 30, começa a segunda etapa, quando os pratos dos concorrentes selecionados começam a ser divulgados através das redes sociais da Prefeitura Municipal, e nos meios de comunicação da região.
O secretário Sérgio Fernandes, da Seculte, comemorou os resultados iniciais. E, dentro dos propósitos da ação, ele enxerga no festival “uma oportunidade de estimular a competividade no setor, diminuir os impactos socioeconômicos, financeiros e comerciais causados pela Covid-19, garantindo assim emprego e renda a muitos munícipes”.
Na opinião de Elayne Borges, diretora-presidente da ADEAP, o projeto já atingiu o objetivo maior de “criar alternativas inteligentes para diminuir o impacto negativo nas vendas do setor e, nesse aspecto, o sistema delivery foi um grande achado e ganhou a adesão espontânea dos empresários”.
Para Patrícia Daiana, gerente de turismo do município e integrante da comissão organizadora do evento, “O número de inscritos atestam que o festival está atingindo o objetivo de mobilizar a classe empresarial, atraindo turistas que fazem a economia crescer, gerar emprego e renda, e valorizar a gastronomia juazeirense”.
Por Carlos Humberto – Seculte
0 comentários