É com muita satisfação e alegria que parabenizo o município de Senhor do Bonfim que neste 28 de maio de 2020, está comemorando 135 anos de emancipação política. Por isso, quero nesse dia abraçar cada bonfinense que luta árdua e diariamente pelo progresso de nossa terra.
Um pouco de sua história...
Considerada uma das cidades mais importantes do interior da Bahia, Senhor do Bonfim tem hoje mais de 79 (setenta e nove) mil habitantes. A história do município está relacionada à busca de ouro e das pedras preciosas, na região, bem como à introdução da criação de gado no sertão baiano. Ainda no final do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre, organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral. Situado em zona de passagem dessas expedições, estabeleceu-se no território do atual Município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela Região. E foi nesta época, dentro da estratégia de catequese das populações indígenas, que foi criado o arraial da Missão do Sahy a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos.
Arraial, estabelecido nas proximidades de uma aldeia pataxó, foram construídos convento e igreja sob invocação de Nossa Senhora das Neves. Em 1720, o arraial do Sahy passou à categoria de Vila, sediando a comarca de Jacobina até 1724, quando a sede foi transferida para a Vila de mesmo nome. Com o crescimento da atividade pecuária, a expansão das pastagens e o avanço da ocupação do sertão baiano, formou-se uma povoação ao redor da antiga rancharia, às margens da estrada das Boiadas. Em 1750, o núcleo já contava com várias edificações e com população estabelecida, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera. As riquezas minerais da Região, além da localização privilegiada do Arraial, atraiam, cada vez mais, grande número de tropeiros e peões vindos de outras partes da Bahia e do Nordeste. No final do século 18, o Arraial, foi transformado em Vila pelo governo da Província, a Vila Nova da Rainha. Em 28 de maio de 1885 a Vila foi elevada à categoria de Cidade, tendo seu topônimo modificado, inicialmente para Bonfim e depois para Senhor do Bonfim.
No Monte Tabor, localizado no distrito de Missão do Sahy, ainda podem ser encontradas ruínas das edificações realizadas pelos padres franciscanos, principalmente de uma capela no topo da elevação.
O povo hospitaleiro de Senhor do Bonfim sabe receber bem, a todos que chegam a esta terra diversificada. E com certeza, são os grandes merecedores de felicitações por esta data tão importante.
Um grande abraço, a todos Bonfinenses!
Atenciosamente,
Robson Santana
0 comentários