Juazeiro: Cerca de 5 mil profissionais farão testagem rápida para diagnóstico da Covid-19

O prefeito Paulo Bomfim anunciou na manhã desta quarta-feira, 27, durante coletiva de imprensa, mais uma ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Através da Secretaria da Saúde, a Prefeitura vai realizar a testagem rápida para diagnóstico da COVID-19 em aproximadamente 5 mil profissionais de diversas categorias de Juazeiro.

A iniciativa tem como principal objetivo realizar o mapeamento do status imunológico com categorias de trabalhadores mais expostos e que não puderam se manter em isolamento social por fazerem parte das atividades essenciais. Acompanhado pela secretária Fabíola Ribeiro (Sesau), o prefeito enfatizou os esforços da gestão no combate a essa grave crise na saúde mundial.

“Desde o primeiro momento nosso foco tem sido evitar uma contaminação em massa. Por isso, seguindo as orientações da OMS, do Ministério da Saúde e dos especialistas da nossa rede que formam o Comitê Municipal, decretamos medidas restritivas necessárias com o objetivo de proteger a população. Aliadas a elas estão as inúmeras ações práticas que temos desenvolvido e essa testagem rápida nos profissionais das categorias que estão na linha de frente da pandemia será mais um reforço nessa luta. Além disso, esse mapeamento imunológico trará uma importante contribuição também para o nosso plano de retorno das atividades econômicas, de maneira gradual e dentro dos protolocos de segurança”, destacou Paulo Bomfim.

O mapeamento do status imunológico, obtido através da testagem rápida, é uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão vinculado ao Ministério da Saúde. “Essa é uma importante e necessária estratégia que tem a finalidade de obter informações sobre determinada população, indicando quem já teve o vírus ou foi exposta a ele. E, dependendo dos resultados, pode contribuir de forma positiva no processo controlado do relaxamento das medidas restritivas”, avalia a secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, que completa. “Os pacientes sintomáticos continuam sendo testados dentro do nosso planejamento, através de atendimento, encaminhamento e monitoramento da rede de saúde municipal”.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Tatiane Malta, explica que a testagem serve de subsídio para planejar os próximos passos do enfrentamento à pandemia. “Todas as nossas ações são embasadas por análises técnicas, estudos científicos e publicações internacionais. E a testagem rápida é mais um importante instrumento que nos possibilita traçar as ações subsequentes para continuar obtendo êxito nessa luta contra o novo coronavírus. Entre as cidades do mesmo porte, Juazeiro é a que tem o menor índice de infectados da Bahia graças às medidas restritivas e ações empreendidas pela gestão, sempre em consonância com os protocolos da OMS e seguindo os exemplos das experiências positivas de outros países”, ressaltou.

Os trabalhadores da rede de urgência municipal já estão com testagem em andamento e a partir do dia 5 de junho será a vez dos agentes das forças de segurança: Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil e Polícia Federal. A ação também contemplará servidores da Atenção Primária, de Limpeza, Fiscais de Postura e Agentes de Trânsito, além dos profissionais de Imprensa.

Confira o cronograma completo com as datas e os locais de testagem de todas as categorias:

Cronograma de Testagem

Grupo

Data

Rede de Urgência de Saúde

Em andamento

Atenção Primária de Saúde

A partir de 03 de junho

Forças de Segurança

A partir de 05 de junho

Limpeza Pública

Dia D em 06 de junho

Trânsito e Postura

De 08 a 10 de junho

Imprensa

Dia D em 13 de junho

Luiz Hélio/PMJ