Obras para construção do Armazém da Agricultura Familiar de Juazeiro são iniciadas

Teve início, nesta quarta-feira (20) a construção e reforma do Armazém da Agricultura Familiar, em Juazeiro, no sertão baiano. A obra que foi licitada em 2019, antes do período da pandemia, conta com um investimento de mais de R$ 4,6 milhões e visa fortalecer a Central de Serviços de Apoio à Agricultura Familiar do Território Sertão do São Francisco - Central da Caatinga.

A ideia é levar para a microrregião de Juazeiro a estrutura da Rede de Armazéns da Agricultura Familiar, com o intuito de aperfeiçoar as ações de comercialização e logística, e apoiar a Agricultura Familiar fortalecendo as organizações econômicas na produção das comunidades tradicionais, assegurando a comercialização dos seus produtos no Território Sertão do São Francisco.

O empreendimento deve ficar pronto em fevereiro de 2021, e é parte das ações do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Ação regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A obra também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

"O Armazém da Agricultura Familiar é uma estratégia para viabilizar a comercialização de diversos produtos agroecológicos e orgânicos da agricultura familiar, de cooperativas e associações do semiárido  e de diversas outras regiões do Brasil, e tem também o objetivo de ofertar esses produtos aos consumidores através dos serviços  de gastronomia e da venda direta da sua loja que contará com mais de 4000 itens", explica o Tecnico em desenvolvimento Agroindustrial do Pró-Semiárido, Egnaldo Xavier.

O espaço contará com supermercado para exposição e comercialização de produtos (alimentícios e artesanatos) com a diversidade de produtos do Estado da Bahia; Restaurante e Lanchonete  apresentando variedades de produtos regionais, naturais e orgânicos, com instalações aconchegantes, para servir alimentação regional no café da manhã, almoço e jantar, além dos lanches; além de uma área de barzinho destinada ao convívio social, para ao cair da tarde, poder contemplar o por do sol no " Velho Chico ", estendendo pela noite com músicas ao vivo e eventuais shows culturais.

Ascom