A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde instalou nesta quarta-feira (20), novas barreiras sanitárias com medição de temperatura com termômetro infravermelho em pontos que reúnem um fluxo maior de pessoas na cidade.
Os locais escolhidos foram o ponto das barquinhas, área bancária e terminal de transbordo municipal. Os profissionais estarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h nos locais.
Neste primeiro dia 600 pessoas mediram a temperatura nos três pontos instalados na área central. Estão sendo programadas outras barreiras para a área rural também, contemplando assim os distritos da cidade. Inicialmente serão montadas barreiras fixas na entrada dos distritos de Maniçoba e Itamotinga, além de barreiras volantes pelos demais distritos.
A dona de casa Gabriela Cardoso mediu a temperatura no ponto da área bancária e fala o que achou dessa medida. “Ficamos satisfeitos em ver que o prefeito está cuidando dos moradores. Era preciso mesmo ver se tem alguém aqui com febre, algum sintoma da COVID 19 e já estamos vendo muitas coisas sendo feitas para evitar essa doença. Só saio de casa se for necessário, mas estou tomando todos os cuidados, com máscara, tenho álcool gel na bolsa e respeito o distanciamento entre as pessoas”, pontuou.
A ação tem como finalidade medir a temperatura corporal das pessoas, caso apresente temperatura acima de 37,6º, sendo morador de Juazeiro será direcionado para uma Unidade Básica de Saúde, se for residente de outra região será direcionado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência para sintomáticos respiratórios, assim serão notificados e as demais medidas adotadas.
Para a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, Juazeiro tem adotado medidas protetivas que têm surtido efeito positivo a comparar com outros municípios baianos. “A gestão municipal tem se preocupado com sua população e vem adotando medidas eficazes para prevenir a disseminação do vírus em nossa cidade. Todas as ações realizadas têm amparo técnico, estamos conversando diariamente para termos as melhores estratégias para frear a ascensão do vírus em nossa cidade, e vamos continuar testando, acompanhando, orientando e prestando toda assistência que a população necessite”, explicou.
Juazeiro foi a primeira cidade na Bahia a adotar medidas de prevenção e controle para propagação da COVID 19. As aulas no município continuam suspensas, mas os alunos estão tendo acesso através de vídeo a conteúdos educativos. Medidas como implantação de pias para higienização das mãos em local de grande acesso, como área bancária e Mercado do Produtor foram instalados, além de banheiros químicos, toldos, demarcação de solo e disponibilização de cadeiras na área bancária foram colocadas.
Outra ação da Prefeitura que diminuiu a aglomeração de pessoas em frente aos banco foi a disponibilidade de balcão de atendimento para informações sobre o auxílio emergencial, entre outros pontos de assistência à população neste momento de pandemia em combate ao novo coronavírus.
Débora Sousa/SESAU
1 comentário
21 de May / 2020 às 13h30
QUERO MAIS TEXTOS RELEVANTES SOBRE POLITICAGEM E COBID 19.Que tal OTONIEL GONDIM,Geraldo???