A pandemia do novo coronavírus tem sido uma das principais preocupações da sociedade brasileira no momento. A estudante Maria Luíza de França Ribeiro Lopes, de 11 anos, sensibilizada com a situação, preparou um cordel alertando a população de Sento-Sé, no norte da Bahia sobre os cuidados para se prevenir contra a doença.
Em entrevista concedida ao Sento-Sé Notícias, a jovem cordelista contou que os versos têm a intenção de informar, orientar e ensinar as medidas protetivas contra a Covid-19. “O cordel surgiu através das notícias que sempre estava ouvindo, por meio da televisão e da internet. Essa é a minha primeira produção de muitas que virão“, disse Luíza.
Com caracterização de cangaceira e explorando um cenário sertanejo, ela leva sua poesia em formato de vídeo. “O objetivo do cordel, é unir informações com versos, rimas, amor e criatividade. Representar minha região e minha cultura popular brasileira“, explica a autora.
Os versos declamados no vídeo foram produzidos para uma atividade pedagógica direcionada pela professora Linicatia Ribeiro da Silva Marques para as turmas dos 6° ano do Colégio Municipal de Gestão Compartilhada Deputado Jayro Sento-Sé.
A diretora do Colégio, Adriana Sá, disse que a instituição de ensino se organizou dentro das possibilidades reais em meio a pandemia do covid-19 para atender aos alunos encaminhando atividades complementares que fossem desafiadoras e pudessem colaborar com a aprendizagem dos estudantes. “Esta foi uma atividade direcionada pela professora Linicatia Ribeiro que gerou belíssimos textos, entre esses da aluna Maria Luíza“, disse Adriana. As informação são do jornalista Gabriel Filliph, texto escrito no Sento-Sé Notícias.
Fonte: Sento-Sé Notícias.
0 comentários