O jurista Wálter Maierovitch afirmou na manhã de hoje, em entrevista ao UOL, que existem "provas provadas" de crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Para ele, existem "indícios e indicativos com força de prova" que poderiam já ter embasado processos de impeachment, tanto pela PGR (Procuradoria-Geral da República) quanto pelo Parlamento. "O que eu não entendo e pergunto para minha caneta de estimação: o que se está esperando no Parlamento para se começar um impeachment? Todos falam que o [procurador-geral, Augusto] Aras vai prevaricar, mas ninguém fala do parlamento? Está esperando o quê?", questionou o jurista.
Maierovitch foi entrevistado pelos pelos colunistas do UOL Tales Faria e Chico Alves para analisar as acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e pelo empresário Paulo Marinho contra o presidente e seu filho e senador, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Em um dos casos, narrado por Moro, existe a suposta de interferência do presidente na Polícia Federal. No outro caso, narrado por Paulo Marinho, ex-aliado dos Bolsonaro, a PF teria antecipado ao hoje senador que seu ex-assessor Fabrício Queiroz seria alvo de uma operação.
Segundo o jurista, os fatos que sucederam a saída de Moro denotam que o ex-juiz federal apontou ação direta de Bolsonaro de utilizar a Polícia Federal para defender sua própria família. "Não só ficou claro, mas usaria uma expressão que se usa muito em direito: o que existe, agora, é prova provada. Qual é a prova provada? Até o próprio Bolsonaro, que tem a cabeça um pouco desmobiliada, leva ele a fazer prova contra si próprio", disse. "Ele [Bolsonaro] disse que o interesse no Rio de Janeiro era na segurança pessoal. Tem o decreto que segurança pessoal é assunto do GSI [Gabinete de Segurança Institucional]. Moro e o Maurício Valeixo [ex-diretor da PF] saem e se coloca alguém da relação dele [Bolsonaro]. O primeiro ato do novo diretor da PF foi mudar a superintendência no Rio de Janeiro. Para mudar lá, não havia justa causa", explica. Para o jurista, no contexto, denotou indícios e indicativos com força de prova. "Já existem dois caminhos: 'prova provada' para um impeachment e entramos no campo do crime de responsabilidade, falta de ética e área criminal. Para o impeachment, é um problema político, porque está afeto ao parlamento. Isso é questão política", enfatizou.
7 comentários
20 de May / 2020 às 00h44
BOLSONARO GEDEU MORO COLLOR PASTOR FARINHA DO MESMO SACO.....BOLSONARO FALSO PROFETA FAZENDO FOME DOENÇAS MISERIA
20 de May / 2020 às 00h47
QUEM DEFENDE BOLSONARO TA MAMANDO NAS TETAS DA VACA......RESPIRADORES SUPERFATURADOS....BOLSONARO ENGANOU O BRASIL....
20 de May / 2020 às 00h50
CENTRÃO RICO GANHA CARGOS DE BOLSONARO MILIONARIO ....BILHOES PARA O CENTRAO.....O POVO POBRE SEM SAUDE SEM MEDICOS
20 de May / 2020 às 00h59
Bolsonarismo é uma doença de caráter neurodegenerativo, que afeta o sistema nervoso causando agressividade, além de provocar danos incisivos ao córtex pré-frontal, comprometendo capacidades cognitivas como senso crítico ou noção da realidade. A doença apresenta também danos no lobo temporal, afetando a capacidade auditiva. Isso alimenta tendências a acreditar em teorias fúteis como terraplanismo e geocentrismo. O contágio se dá através de contatos com notícias duvidosas (fake news) e os maiores meios de transmissão são por WhatsApp e Facebook. Alguns sintomas incluem: - Olavismo; - Irritabilid
20 de May / 2020 às 01h11
BOLSONARO e o Ministério da Saúde segue acéfalo, especialistas e cientistas são substituídos por militares negacionistas, mentirosos e sem-noção, e o genocida sociopata faz piadinha infame com cloroquina e desdenha das milhares de perdas humanas. Estamos submetidos ao descalabro deste governo militar macabro, coveiro de pessoas e da democracia. Com seus crimes de lesa-humanidade e sua necropolítica, o governo genocida segue produzindo uma terrível barbárie no Brasil.
20 de May / 2020 às 07h05
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...CONTA OUTRA ! QUANTO ELE ROUBOU DO NOSSO BOLSO ATÉ AGORA ? FOSSE LULA... SABE QUANDO VAI ACONTECER ? NUNCA !
20 de May / 2020 às 09h38
Coincidência ou não, todos os comentários acima são postados quase no mesmo horário. Ou seja, são os terroristas que usam a mídia para defender interesses próprios. Vamos lá: Pedro, 20 de may, 00:44, Paula, 20 de may 00:47, Val, 20 de may 00:50, Queiroz, 20 de may 00:59 e Tadeu, 20 de may 01:11. Ou seja, uma mesma pessoa postando contra o Brasil. Acho que Geraldo José e equipe já tivessem notado que toda matéria sobre Bolsonaro, esta pessoa entra com vários comentários. Fica a dica.