Há uma semana funcionando em Juazeiro, o ponto de coleta da COVID 19 montado pela Secretaria da Saúde através da Vigilância em Saúde já registrou a realização de 83 testes rápidos.
O local é destinado para realização de exames em pacientes já notificados nas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Call Center com sinais ou sintomas gripais, ocasionando assim suspeita do novo coronavírus.
Com o objetivo da testagem em pacientes denominados suspeitos, 83 pessoas realizaram o exame no ponto de coleta e, deste quantitativo, cinco tiveram a confirmação da COVID 19 e outros 78 deram negativo e foram descartados. Estes dados estão inseridos no boletim emitido diariamente pela SESAU.
O ponto de coleta da COVID 19 não é porta aberta para testagem em toda a população, apenas os que são convidados a fazer o teste rápido, sejam pacientes notificados e que estejam no décimo dia de sinal ou sintoma gripal. Para evitar aglomerações e contato de vários casos suspeitos, os pacientes têm dia e horário marcado para fazer o teste. A SESAU reforça ainda que não adianta ir até o ponto de coleta para ser notificado, este deverá ser realizado em um posto de saúde.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, o trabalho de mapeamento e coleta de exames na cidade já vem ocorrendo há quase dois meses. “Por termos sido a primeira cidade baiana a adotar medidas protetivas é possível verificar um crescimento lento na confirmação dos casos da COVID 19 em Juazeiro se comparado a outras cidades da Bahia. Isso não significa estabilidade e zona de conforto, precisamos manter a prevenção, a higienização e os cuidados individuais com isolamento social. Se precisar sair de casa, usar máscara e manter o distanciamento entre as demais pessoas”, explicou.
Tatiane ainda acrescenta “Por ter dia e horário marcado estamos conseguindo realizar em média de 12 a 23 coletas diárias. Sobre os pacientes diagnosticados com a COVID 19 no ponto de coleta, os profissionais da Unidade Básica de Saúde são informados e existe o acompanhamento do paciente. Até o momento Juazeiro conta com 48 casos confirmados, destes 19 já estão com cura clínica, um caso está na UTI do Hospital Regional de Juazeiro e os demais em isolamento domiciliar sem gravidade”, concluiu.
O ponto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h e está instalado na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete.
Débora Sousa/SESAU
0 comentários