Na atualização de dados desta sexta-feira (15), a Secretaria da Saúde informa que mais três pessoas foram diagnosticadas com a COVID 19 em Juazeiro. Agora, o município registra 44 casos positivos para a doença. Os pacientes são dois do sexo masculino, 18 e 60 anos e uma do sexo feminino com 78 anos. Os mesmos tiveram resultado por meio do teste rápido. Do total de casos confirmados, 27 são mulheres e 17 são homens. Deste quantitativo, 21 são profissionais de saúde.
Os casos clinicamente curados nesta sexta-feira são de dois homens, com isso, a cidade agora tem 19 pacientes recuperados da COVID 19. A Secretaria ressalta ainda que o isolamento social é a medida mais eficaz para evitar a propagação do vírus, conseqüente a esta ação, um número menor de novos casos podem começar a acontecer.
Para o coronavírus, estão notificadas 400 pessoas, sendo que 233 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 123 estão em análise ou aguardando coleta. O município tem ainda o registro de dois óbitos pela COVID 19. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.
Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.
Débora Sousa/SESAU
1 comentário
15 de May / 2020 às 16h00
A quantidade de testes realizados ainda é muito baixa, o certo seria testagem em massa, já que Juazeiro recebeu 1.300 testes do governo estadual, conforme foi relatado neste meio de comunicação e também destinou 1 milhão e 200 mil reais para compra de 10 mil testes rápidos. É duvidoso que Juazeiro com a população que tem e que mesmo com distanciamento social as ruas estão lotadas de pessoas só tenha esse pouco quantitativo de casos confirmados.