O prefeito Paulo Bomfim, participou na tarde desta quarta-feira (13), do Programa de Rádio Geraldo José, transmitido na TransRio FM e fez um breve relato da situação do coronavírus e das decisões tomadas. Hoje, completou 60 dias do primeiro decreto assinado pelo Prefieto.
A prefeitura de Juazeiro, numa sexta-feira, 13 de março, decretou a suspensão das aulas na rede municipal por sete dias. A medida foi tomada como prevenção para evitar a proliferação do coronavírus e do H1N1. No primeiro decreto, a prefeitura determinou o envio de ofício às outras instituições de ensino, das redes particular e estadual, sugerindo que essas redes acompanhassem a suspensão das aulas. O decreto suspendeu ainda a realização de eventos com mais de 100 pessoas, que dependessem das licenças municipais.
Passados 60 dias, bares e restaurantes da cidade continuam fechados. Outros decretos determinaram a paralisão do comércio só ficando aberto serviços essenciais, exemplo, supermercado, farmácias e padarias.
Na época, a sexta-feira (13), a prefeitura de Juazeiro tinha um caso suspeito de coronavírus em análise. Um outro caso havia sido descartado. Além da pandemia de coronavírus, a principal preocupação da prefeitura era com os casos de H1N1.
"Não é hora de negligenciar. Nos últimos dias, o número de casos cresceu muito na nossa cidade e na região. Mas, o pequeno número de casos confirmados revelam que nossas medidas foram acertadas. Quero aqui agradecer a parceria do povo de Juazeiro que conseguiu compreender as nossas decisões" expressou Paulo Bomfim.
Na atualização de dados desta quarta-feira (13), a Secretaria da Saúde informa que mais quatro pessoas foram diagnosticadas com a COVID 19 em Juazeiro. Agora, o município registra 40 casos positivos para a doença. Os pacientes são três mulheres (33, 42 e 46 anos) e um homem de 28 anos. Dois pacientes tiveram o resultado através dos testes rápidos no ponto de coleta para COVID 19, instalado na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete e os outros dois foram através do exame laboratorial.
Para o coronavírus, estão notificadas 360 pessoas, sendo que 200 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 120 estão em análise ou aguardando para fazer a coleta. Ao todo o município já tem 17 recuperações de paciente com a doença, ou seja, estão clinicamente curados, e o registro de dois óbitos na cidade. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.
Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.
Redação redeGN Foto Geraldo José
11 comentários
13 de May / 2020 às 22h34
Enquanto o senhor avalia 60 dias de decreto,eu quero saber onde estão sendo aplicado a verba da covid 19,tome cuidado prefeito você e a secretaria para não ser preso.
13 de May / 2020 às 22h46
Rsrsrsrss...
13 de May / 2020 às 23h05
Prefeito, O comércio está todo aberto infelizmente a fiscalização não está fazendo o seu papel. Estamos vendo as pessoas nas ruas sem medidas por parte do município para que isso não aconteça. vamos ver esses Decreto ou colocar fiscalização de verdade.
13 de May / 2020 às 23h34
Aqui na cidade não está tendo TESTE ...
13 de May / 2020 às 23h46
ESTAMOS VIVENDO TODOS OS MOMENTOS EM TORNO DO CORONAVÍRUS E QUANDO ACONTECER UMA DOR DE BARRIGA OU DENTE COMO PROCEDER?
13 de May / 2020 às 23h58
ESTAMOS VIVENDO TODOS OS MOMENTOS EM TORNO DO CORONAVÍRUS E QUANDO ACONTECER UMA DOR DE BARRIGA OU DENTE COMO PROCEDER?
14 de May / 2020 às 01h58
Prefeito, mande fazer a limpeza das ruas por trás do hospital da unimed. por é uma vergomha de tanto Lixo. Uma cidade como juazeiro ser imundas sem ter condições andar. Onde estar a TAXA DO LIXO? O gato comeu.
14 de May / 2020 às 02h02
Prefeito, mande fazer a limpeza das ruas por trás do hospital da unimed. porque é uma vergonha de tanto Lixo. Uma cidade como juazeiro ser tão imundas sem ter condições andar. Onde estar a TAXA DO LIXO? O gato comeu.
14 de May / 2020 às 09h13
É apenas mais um político que tenta tirar proveito da situação. Oq a prefeitura fez concretamente pra combater a pandemia?
14 de May / 2020 às 12h29
Prefeito cuidado com obesidade,pois vc se enquadra no grupo de risco,se vc pegar o covid não terá respirador para salvar vc nem ninguem da sua turma comunista.
15 de May / 2020 às 16h10
Realmente acredito que a quantidade baixa de casos se dá não pelas medidas, mas sim pelo fato de não esta sendo realizado uma testagem em massa. Só do governo federal o município recebeu 1 mil e 300 teste, foram o 1 milhão e 200 mil destinados a compra de 10 mil teste rápido que ainda não chegou. Se fosse feito uma testagem geral com certeza seria muito mais casos confirmados ainda mais que as ruas da cidade continuar cheias de pessoas.