Durante fiscalização de rotina realizada pela Vigilância Sanitária de Juazeiro, na sexta feira (08), um estabelecimento que atua na área frigorífica teve apreendido pelo órgão fiscalizador cerca de 100 kg de carne de bode e carneiro.
O local não contava com condições de refrigeração e armazenamento adequados para os produtos e algumas carnes foram encontradas em estado de decomposição.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, alimentos perecíveis precisam estar acondicionados em temperatura adequada. “A vigilância Sanitária está diariamente fiscalizando os estabelecimentos e neste momento de pandemia, as fiscalizações estão intensificadas nos pontos de comercialização de produtos essenciais. O consumo humano dos produtos como foram encontrados poderia levar a sérios problemas de saúde, como uma infecção grave. A carne foi apreendida e direcionada para o aterro sanitário do município”, explicou.
A Vigilância Sanitária informa ainda que as carnes foram encontradas em temperatura de 21º, sendo que o adequado é o acondicionamento em local refrigerado em temperaturas de até 7º. Para uma comprovação da procedência dos alimentos é necessário que toda a documentação da compra dos alimentos esteja registrada e com selo de certificação. O ambiente que será utilizado para comercialização precisa ser mantido higienizado, material esterilizável e sem presença de insetos ou roedores. Durante a inspeção são verificados ainda a licença sanitária e data da última dedetização no estabelecimento.
As denúncias e reclamações podem ser realizadas pelo telefone (74) 3612-3780 e também através do email:
Débora Sousa/SESAU
2 comentários
11 de May / 2020 às 08h12
ola . muito boa essas atuações , no entanto falta melhor esclarecimentos a população. Em qual estabelecimento foi o ocorrido? Assim fica dificil da gente se precaver , ou então colocar todo mundo que vende carne no mesmo contesto. Não sei porque esse sigilo , que errou que assuma , a população tem que ser informada plenamente. Att
11 de May / 2020 às 08h36
Tá de PARABENS a vigilância sanitária! se consumir carne nestas condições, vai parar em hospital ou talvez em CIMITERIO. .