Secretaria da Saúde de Juazeiro contesta denúncia dos vereadores da oposição. Confira:

Em e-mail a redeGN na manhã deste sábado (09) a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde contesta denúncia dos vereadores da oposição em Juazeiro (Veja aqui) sobre a transformação da UPA - Unidade de Pronto Atendimento em unidade para atendimento dos pacidentes com Covid-19. Confira a nota da Sesau:

Em tempos de pandemia, alguns políticos de oposição resolveram seguir o caminho da utilização das mentiras para criar pânico na população. O fato demonstra a ausência de compromisso com o que mais importa neste momento: salvar vidas. 

Nestas imagens, estão os novos leitos com respiradores já instalados na UPA e EPIs disponibilizados para os profissionais. Nos próximos dias, mais equipamentos como estes serão instalados. Outras melhorias continuam sendo implementadas na unidade, a exemplo do ambiente de recepção aos parentes das pessoas enfermas. 

A UPA de Juazeiro será exclusiva para pacientes com suspeita do novo coronavírus ou outras doenças respiratórias a partir da próxima segunda-feira, (11). Para que isso seja viável e que proporcione segurança ao profissional de saúde e ao paciente, desde o dia 29 de abril a unidade vem passando por reforma e adequações no ambiente. Entre as melhorias ainda está a climatização total da UPA. 

A gestão municipal não seria irresponsável em destinar a Unidade de Pronto Atendimento para atendimentos exclusivos de síndromes respiratórias sem antes preparar os profissionais e adequar os espaços para tais atendimentos. As primeiras capacitações realizadas pela Vigilância Epidemiológica e pelo médico infectologista, Washington Luiz foram realizadas nos dias 09 e 11 de março. No dia 20 de março aconteceu no auditório do SAMU uma capacitação exclusiva para profissionais da UPA e do SAMU. 

A gestão ainda gravou vídeos e disponibilizou exclusivamente para os profissionais da rede especializada com o médico infectologista onde o mesmo ensina como se paramentar e desparamentar, bem como o descarte e locais corretos para a destinação dos EPI’s. 

Outra medida protetiva adotada pela gestão municipal foi transferir os atendimentos clínicos de urgência e emergência adulta para o Hospital Promatre, bem como transferiu os atendimentos pediátricos para o Hospital São Lucas. Decisão que resguarda e garante assistência as demais necessidades de assistência médica à população que precisa. 
 
Juazeiro tem se destacado no controle da pandemia em todo o Estado, justamente porque foi a primeira cidade a adotar medidas preventivas. Infelizmente, porém, ainda temos que lidar com o vírus da irresponsabilidade política dos que querem promover o caos.

O nosso compromisso é com a vida dos juazeirenses e assim estamos fazendo, trabalhando para prevenir e resguardar a vida de todos.

Ascom-Sesau