O governo federal decidiu mudar a direção-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Nesta quarta-feira (6), foi publicado no "Diário Oficial da União" portaria que exonera o antigo diretor-geral do órgão, José Rosilonio Magalhães de Araujo, e nomeia Fernando Marcondes de Araujo Leão para substituí-lo.
Araujo é uma indicação do Centrão, grupo da Câmara que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita.
O grupo é menos conhecido por suas bandeiras e mais pela característica de se aliar a governos diferentes, independentemente da ideologia. O presidente Jair Bolsonaro tem feito uma aproximação com o Centrão nas últimas semanas, para fortalecer o apoio ao governo no Congresso.
A substituição no Dnocs foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto. O departamento é vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Regional e atua na região Nordeste e no norte de Minas Gerais em ações relacionadas, por exemplo, à construção de açudes e reservatórios, perfuração de poços e irrigação.
O antigo diretor-geral do órgão exonerado é filiado ao Solidariedade, enquanto seu substituto é filiado é filiado ao Avante.
O novo diretor, Araujo, ocupa hoje o cargo de gerente-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Pernambuco.
A mudança na direção-geral do DNOCS vinha sendo discutida no governo como forma de garantir apoio no Congresso de deputados do Centrão, conforme havia informado a colunista Andréia Sadi.
A negociação com os partidos do Centrão faz parte da operação do presidente Bolsonaro para sobreviver a um eventual processo de impeachment na Casa, segundo informou a colunista.
O Congresso acompanha os desdobramentos políticos do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura declarações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro sobre suposta tentativa de Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal e ter acesso a informações de investigações.
G1
5 comentários
06 de May / 2020 às 14h51
pois é, as rainhas da inglaterra não podem ser tocadas... ao contrário do moro, dr.Celso deu a opção de dar depoimento antes da condução coercitiva....MAS PARA AS RAINHAS, ISSO NÃO BASTA... os militares se acreditam seres divinos que sequestraram o país ? ridículos hipócritas... rainhas da republica de bananas...
06 de May / 2020 às 15h28
Olha o novo fazendo a velha politica loteando cargos pra barrar CPIS e pedidos de impeachment é o Messias, glória a Deus Irmaussss rsrs
06 de May / 2020 às 15h45
Moro saiu pela PORTA da frente como cidadão e os do CENTRÃO (...que representam 73% da nossa população ) entrou pela porta dos fundos. Pra termina de destruí ESSE LIXO que, diga-se de passsgem VOTEI nele e votar agora é pra tira esse desequilibrado mental.
06 de May / 2020 às 18h09
pois é, as rainhas da inglaterra não podem ser tocadas... ao contrário do moro, dr.Celso deu a opção de dar depoimento antes da condução coercitiva....MAS PARA AS RAINHAS, ISSO NÃO BASTA... os militares se acreditam seres divinos que sequestraram o país ? ridículos hipócritas... rainhas da republica de bananas...FORA BOLSONARO
07 de May / 2020 às 01h10
O "Queiroz" e a "Madalena" agora "combinam comentários ou são do mesmo IP?