Artistas, agricultores familiares, pescadores e marisqueiros poderão vir a receber o auxílio emergencial de R$600,00 do governo federal. Também foram contemplados profissionais da cultura, mães adolescentes e pais solteiros, entre outras categorias.
Na quarta-feira (22), o Senado aprovou, em sessão virtual, o PL 873/2020, ampliando as categorias que poderão receber o benefício. A matéria aguarda a posição do presidente Bolsonaro, que pode sancioná-la ou vetá-la na íntegra, ou fazer vetos parciais.
Segundo o deputado estadual Zó (PCdoB), foi uma decisão acertada. "O presidente precisa sancionar o projeto. Ele fala que é importante retomar a atividade econômica e nós entendemos que a roda da economia gira com o povo comprando serviços e o que é produzido na indústria e na agricultura. Segundo o IBGE, em 2019, o consumo das famílias representou 65% do nosso PIB, que é toda riqueza produzida do país. Mais pessoas com dinheiro é mais consumo e mais crescimento econômico", enfatiza.
VEJA TODAS AS CATEGORIAS BENEFICIADAS
Agricultores familiares, pescadores, aquicultores, marisqueiros e os catadores de caranguejos, arrendatários, extrativistas, silvicultores, beneficiários de programas de crédito fundiário, técnicos agrícolas, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, cooperados ou associados de cooperativa ou associação de catadores e catadoras de materiais recicláveis, os cooperados ou associados de cooperativa ou associação, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativo, motoristas de transporte escolar, trabalhadores do transporte de passageiros regular, microempresários de vans e ônibus escolares, caminhoneiros, entregadores de aplicativo, diaristas, cuidadores, babás, agentes de turismo, guias de turismo, seringueiros, mineiros, garimpeiros, ministros de confissão religiosa e profissionais assemelhados, profissionais autônomos da educação física, trabalhadores do esporte, entre eles atletas, paratletas, técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, árbitros e auxiliares de arbitragem, trabalhadores envolvidos na realização das competições, barraqueiros de praia, ambulantes, feirantes, camelôs e baianas de acarajé, artesãos, expositores em feira de artesanato, garçons, manicures e os pedicures, cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, depiladores, maquiadores e demais profissionais da beleza, empreendedores individuais das categorias de beleza, cosméticos, terapias complementares, arte-educação e de atividades similares, empreendedores independentes das vendas diretas, ambulantes que comercializem alimentos, vendedores de marketing multinível e os vendedores porta a porta, sócios de pessoas jurídicas inativas, produtores em regime de economia solidária, professores contratados que estejam sem receber salário, trabalhadores das artes e da cultura, entre eles os autores e artistas, de qualquer área, setor ou linguagem artística, incluídos os intérpretes, os executantes e os técnicos em espetáculos de diversões.
Ascom Deputado Zó
1 comentário
27 de Apr / 2020 às 13h03
Tá rindo de que, comunista? Vc não moveu uma palha para isso acontecer. CADÊ SUA DOAÇÃO PARA A CAMPANHA CONTRA O CORONA ?