O ex-ministro da Justiça Sergio Moro exibiu nesta sexta-feira (24) à TV Globo uma troca de mensagens entre ele e o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida nesta quinta (23), na qual Bolsonaro cobrou mudança no comando da Polícia Federal.
Mais cedo, nesta sexta, ao anunciar que havia decidido deixar o cargo, Moro afirmou que Bolsonaro tentou interferir politicamente na PF ao decidir demitir o agora ex-diretor-geral da corporação Maurício Valeixo.
Depois, também em pronunciamento, Bolsonaro afirmou que as declarações de Moro eram infundadas e que ele não havia tentado interferir na Polícia Federal.
Após o pronunciamento de Bolsonaro, a TV Globo cobrou de Moro provas de que as declarações tinham fundamento. O ex-ministro mostrou, então, a imagem de uma troca de mensagens entre ele e o presidente, ocorrida nesta quinta.
O contato é identificado por "presidente novíssimo", indicando ser o número mais recente de Bolsonaro. A imagem mostra que o presidente enviou a Moro o link de uma reportagem do site "O Antagonista" segundo a qual a PF está "na cola" de dez a 12 deputados bolsonaristas.
O presidente, então, escreveu: "Mais um motivo para a troca", se referindo à mudança na direção da Polícia Federal.
Sergio Moro respondeu ao presidente explicando que a investigação não tinha sido pedida pelo então diretor da PF, Maurício Valeixo. Moro enviou a mensagem: "Esse inquérito é conduzido pelo ministro Alexandre, no STF", se referindo ao ministro Alexandre de Moraes.
Moro prossegue: "Diligências por ele determinadas, quebras por ele determinadas, buscas por ele determinadas". E finaliza: "Conversamos em seguida, às 0900", referindo-se ao encontro que os dois teriam.
Indicação para o Supremo
O Jornal Nacional também cobrou de Sergio Moro provas de que ele não havia condicionado a troca no comando da Polícia Federal à sua indicação para o Supremo Tribunal Federal, uma acusação feita pelo presidente Bolsonaro no pronunciamento.
O ex-ministro mostrou ao JN a imagem de uma troca de mensagens com a deputada federal Carla Zambelli (PSL), aliada de primeira hora de Bolsonaro. Ela, inclusive, estava nesta sexta ao lado do presidente durante o pronunciamento.
A deputada Carla Zambelli afirmou que não vai comentar a troca de mensagens.
Na troca de mensagens, Carla Zambelli diz: "Por favor, ministro, aceite o Ramage", numa referência a Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ramagem é um dos candidatos de Jair Bolsonaro para a Direção-Geral da Polícia Federal.
Parte da deputada a proposta para que Sergio Moro aceite a mudança na PF em troca da nomeação dele para o Supremo Tribunal Federal.
"E vá em setembro pro STF", enviou a deputada. "Eu me comprometo a ajudar", acrescentou. "A fazer JB prometer", completou.
Sergio Moro, então, rechaça a proposta: "Prezada, não estou à venda".
Carla Zambelli, então, continua a argumentar: "Ministro, por favor, milhões de brasileiros vão se desfazer"
Em seguida, ela responde à mensagem de Moro de que não estaria à venda. "Eu sei", diz. "Por Deus, eu sei", acrescenta.
"Se existe alguém que não está à verba é o senhor". A palavra "verba", neste caso, parece ser "venda", com erro de digitação.
Moro finaliza a conversa dizendo: "Vamos aguardar, já há pessoas conversando lá". Segundo o ex-ministro, era uma referência à tentativa de aliados de convencer o presidente a mudar de ideia.
Fonte: G1
8 comentários
24 de Apr / 2020 às 22h40
Crimes em série, cometidos e confessados por Moro , ao pedir pensão para família como condição para aceitar o cargo de ministro e por prevaricação ao não tomar providências diante dos crimes de Bolsonaro de falsidade ideológica, ter falsificado assinatura do ministro da justiça, ter praticado advocacia administrativa e crime de responsabilidade, tentativa de obter relatos dos resultados das investigações dos delegados da Polícia Federal.. ESCÂNDALO SEM PRECEDENTES. DOIS CRIMINOSOS ABJETOS.Cadeia para Moro e para Bolsonaro, dois criminosos! #ForaBolsonaro #ForaMoro #impeachmentbolsonaro #Cad
24 de Apr / 2020 às 22h42
BOLSONARO GEDEU MORO TEMER NÂO VALE .... BOLSONARO MORO PIORANDO TUDO
25 de Apr / 2020 às 04h25
MORO E BOLSONARO E RATINHO PLANTANDO LARANJAS PIORANDO A SAUDE DOS BRASILEIROS
25 de Apr / 2020 às 06h29
DEUS ME LIVRA DO MAU........ MORO BOLSONARO INIMIGO DA VERDADE E DA SAUDE.
25 de Apr / 2020 às 07h47
Esperando as besteiras de Otoniel Gondim. Com COVID-19 e esse problema com Bolsonaro e Moro, certamente o professor vai se posicionar. Vamos ver o que vem. Vamos ver m
25 de Apr / 2020 às 23h22
Os comunistas do STF estão usando a PF para perseguir deputados apoiadores de Bolsonaro, mas foram descobertos. E quando O MITO cobrou seu SUBALTERNO, cadê que os resultados apareceram? Então é rua. Vai atrapalhar, embaçar outro. O Brasil tem pressa. Fora comunistas, corruPTos, quadrilheiros e ladrões, soltos ou presos.
26 de Apr / 2020 às 20h08
Fernando Costa 25 de Apr / 2020 às 23h22 Os comunistas do STF estão usando... KKKK. ESSE DOENTE AINDA TENTA JUSTIFICAR.
27 de Apr / 2020 às 08h09
Antes pensava que era diarreia mental que o comentarista que tá defendendo Bolsonaro tinha, mas fica clarividente que é só o reflexo do caratér dele, tenta inverter as ordens, quem tá tentando aparelhar a PF pra não investigar os mandos e desmandos dos aliados e filhos é o Messias, prints mostrados e não foram contestados, mas não precisa os seguidores do Messias acreditam nele ate qdo ele tá calado, alias ele calado é um grande orador.