A Secretaria da Saúde em Juazeiro através da Vigilância em Saúde realizou uma tarde de orientações para os condutores de ambulância social da rede de saúde municipal. As informações de cuidado para prevenção da COVID 19 foram ministradas pelo enfermeiro da Vigilância Sanitária da SESAU, Mário Machado.
Foi abordado o uso da máscara, óculos de proteção, reforço na assepsia das mãos, o não uso de qualquer objeto que seja fonte de hospedagem do vírus e de difícil higienização, a exemplo de alianças, relógios, colares, pulseiras, cordões e crachás.
Outros complementos das informações repassadas aos profissionais estiveram voltados para o corte das unhas, alimentação saudável, higienização do volante, bancos, vidros dos veículos, além da não utilização de aparelhos celulares e canetas sem a devida higienização de ambos.
Antônio Bezerra Florentino é condutor de ambulância e fala da importância dos cuidados ao transportar pacientes com segurança. “Sem dúvida alguma, toda e qualquer informação a mais, que auxilie e complemente as novas atividades é essencial. Já passamos por capacitações e treinamentos, mas é sempre bom relembrar os cuidados que precisamos ter”, explicou.
Em busca de mais conhecimentos, a técnica de enfermagem do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Maria Aparecida, relatou com satisfação as orientações repassadas. “Para mim foi muito importante receber essas orientações. Eu aprendi coisas que achava que era correto e ao ser apresentado pelo enfermeiro da Vigilância vi que eu fazia de maneira equivocada. O que mais me chamou a atenção foi a técnica apresentada por ele para higienização adequada das mãos, utilização dos EPI’s ao colocar e ao retirar para evitar a nossa contaminação”, descreveu.
Para o enfermeiro da Vigilância Sanitária, Mário Machado, tudo é questão de técnica e rotina. “Fizemos essa capacitação com os profissionais responsáveis pelo transporte de pacientes até Salvador. Foi um momento de troca de informações e ressaltando os cuidados com mesmos. Deixo sempre claro, não é fácil, mas nós temos técnicas. É preciso que esses hábitos e cuidados se tornem rotina. Eu só posso cuidar de alguém se eu estiver bem e para isso, é preciso extinguir toda e qualquer fonte de contaminação em nosso ambiente de trabalho. No caso dos condutores, esse cuidado se volta às ambulâncias onde os mesmo trabalham”, concluiu.
Para a gerente do TFD e responsável pelas ambulâncias sociais em Juazeiro, Isabella Sousa, a capacitação com os condutores é fundamental. “Em Juazeiro temos a rotina de quando estes veículos saem e retornam de viagens para serem limpos e higienizados. Agora, estamos em um momento diferente, vivenciamos uma pandemia e precisamos reforçar nossos cuidados com os profissionais e também com os veículos. Eles são responsáveis por levar pacientes que necessitam de uma assistência mais complexa de saúde em Salvador, e sendo assim, estamos capacitando e equipando os nossos profissionais e as ambulâncias também”, enfatizou.
Débora Sousa/SESAU
0 comentários