Ofertar condições de isolamento social à população em situação de rua, como medida de prevenção ao Covid-19. Esse é objetivo da iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, que desde o dia 27 de março tem disponibilizado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), as instalações do Colégio Paulo VI para acolhimento a esse público no município.
Abrigados há quase um mês no local, a população isolada recebe, desde então, cuidados relacionados à saúde, alimentação adequada, higienização e demais ações preventivas ao contágio do vírus.
Desenvolvido em parceria com o Centro POP e outras organizações do município, como secretarias e instituições de segurança pública, a equipe do projeto é composta de assistentes sociais, educadores, profissionais de saúde, psicólogos, advogados e agentes de portaria. De acordo com a superintendente do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Francisca Bandeira, a medida tem sido importante para Juazeiro. “O momento é de muita precaução e cuidados, principalmente com a população em situação de rua. É necessário um olhar diferenciado para essas pessoas que não tem residência fixa”, explica.
Além disso, atividades lúdicas e comunitárias têm sido desenvolvidas no dia adia entre a população abrigada no Paulo VI. Uma delas é o artesanato que tem incentivado o compartilhamento de saberes durante o período de quarentena. “Fomos muito bem recebidos aqui, o que continua acontecendo. Recebemos cuidados e também temos tempo para nos divertir e aprender novas profissões com os colegas”, comenta Luiz Carlos, uma das pessoas instaladas no Colégio. O incentivo às práticas pedagógicas tem sido o foco nesse contexto de isolamento.
O acolhimento às pessoas que chegam até o local é feito a partir de cuidados com equipe multidisciplinar, sendo espontânea e de escolha do indivíduo a permanência no abrigo. O intuito é que a instalação dos moradores em situação de rua no Colégio Paulo VI permaneça durante todo o período de isolamento social recomendado pelas organizações de saúde.
Mayane Santos - Ascom PMJ
3 comentários
24 de Apr / 2020 às 08h56
PROFESSOR OTONIEL GONDIM VEJA QUE O PREFEITO PAULO BONFIM FAZ MUITO PELA CIDADE E SEUS POBRES. CERTO? QUE O SEU ARTIGO SOBRE JUAZEIRO LEMBRE DISSO. TCHAU..
24 de Apr / 2020 às 12h28
Tomara que esse trabalho continue mesmo depois dessa pandemia passar. Oferecer profissionalização, trabalho para que esse pessoal saia das ruas. Muita gente só quer uma oportunidade.
24 de Apr / 2020 às 12h40
Srs leitores do conceituado. Por mais que teremos nos abster, jamais, conseguiremos, quer pela proximidade, quer pela gestão, de nada, vai nos impedir de PARAR E COMPARAR, com gestão de Petrolina-Pe, pois, enquanto a de Juazeiro, a todo instante, até parece estar prestando conta dos recursos convivência/combate a Covid 19, que há dias foram incrementados nos cofres do município, valor aproximadamente de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), sabedor da importância, mesmo que seja pela vez primeira, do acolhimento a esse público, em situação de risco, lá, lá em petrolina, terá sorteio casa