Os comerciantes de Petrolina, Pernambuco, denunciam os frequentes arrombamentos nos quiosques da Praça do Bambuzinho. Eles dizem que quatro estabelecimentos foram arrombados pela mesma pessoa nos últimos 20 dias.
O suspeito estaria usando um pé de cabra para forçar as portas. O quiosque da comerciante Claudete Gomes foi o primeiro a ser alvo do homem suspeito. Ele levou o microondas e o botijão de gás.
Desde a inauguração do espaço, essa é a primeira vez que a comerciante passa por isso. Claudete teve que desembolsar R$ 250 pra consertar a porta e trocar as fechaduras.
”Quando eu saí, imaginei que poderia acontecer porque estava tudo fechado e ele diariamente pedindo aos clientes que chegavam ao nosso estabelecimento. Quando acontece é um baque porque além de estar parado, você tem que chegar junto para poder fechar novamente o ponto, mesmo que não consiga comprar o que foi tirado”.
O comerciante Ailton Passos também teve o seu quiosque arrombado, precisou desembolsar R$ 500 pra consertar a porta. Colocou uma barra de ferro para tentar dificultar a ação do criminoso. Segundo ele, é o mesmo morador de rua que vem fazendo os arrombamentos. Inclusive, era ajudado pelos comerciantes.
“Quando estamos funcionando, eles tomam café, damos lanche, eles pedem o dinheiro deles aqui e roubam onde estão sendo beneficiados”, lamenta Ailton.
Os comerciantes pedem mais investimento na segurança pública e fazem um apelo pra o governo municipal. “Como pode uma pessoa afrontar as três instituições? Fiz o boletim de ocorrência, pedi as imagens das câmeras de segurança e espero que a Polícia Civil dê uma resposta a nós prejudicados e a sociedade”, destaca o comerciante, Ailton Passos.
Claudete também lamenta a situação e cobra segurança no local. “O que a gente quer é voltar a sobreviver. Particularmente, a gente está passando por muita dificuldade, além de financeira, mentalmente”.
De acordo com a Polícia Civil, todos os arrombamentos informados através de boletim de ocorrência estão sendo investigados, e que para não atrapalhar as investigações, somente vai se pronunciar sobre o assunto em momento oportuno.
Por nota, a Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina informou que a guarda civil municipal já realiza rondas regularmente nesta região e reforça que vai intensificar a atuação na área. A população deve ligar para o 153 ou 190 sempre que precisar de policiamento.
A equipe de investigação da 214° DP, sob a coordenação do Delegado Daniel Moreira, empreendeu diligências no intuito de apurar os fatos e qualificar os possíveis autores desses delitos. Desta forma, na tarde desta quinta-feira 23/04/2020, foi possível identificar, através de imagens de câmeras de monitoramento, o autor de um desses crimes. Diante disso, a equipe realizou rondas e imediatamente localizou um imputado, no centro da cidade, conduzindo-o à delegacia, onde foi ouvido pela autoridade policial e confessou ter praticado o crime. As investigações, no entanto, continuam no intuito de identificar e qualificar os outros autores dos furtos hora mencionados.
Fonte: G1 Petrolina Foto: Reprodução TV GR
0 comentários