O infectologista Dr. Washington Luiz, um dos profissionais de saúde que está na comissão de enfrentamento ao Covid-19 em Juazeiro, publicou em seu instagram na noite desta terça-feira (21) uma forte declaração sobre o preocupante cenário que estamos passando. A polarização política em meio ao caos de saúde:
“As eleições se foram, o coronavírus chegou, o serviço de saúde desmorona, as famílias perdem os seus entes queridos, os cemitérios vivem “uma expansão” nunca vista antes. E onde nos encontramos neste momento? Discutindo política” disse ele.
Em seu texto, Dr. Washington fala que o atual momento, mesmo que de forma dura e implacável, nos deu uma chance única: “…de nos unirmos por algo muito maior: o Brasil, os brasileiros”, falou. O médico de larga experiência em sua área, também fez em sua publicação, uma declaração forte, que chamou atenção: “por que saio de casa para trabalhar? Por que arrisco a minha vida e a da minha família? Porque respeito o distanciamento social? Porque mesmo sendo do grupo de risco continuo desafiando a morte?” indagou o doutor, se referindo a parcela da população que é contra o isolamento e defende a volta das atividades econômicas no Brasil e em especial na região.
Mesmo que o silêncio “grite” em seus ouvidos, a resposta, segundo ele, logo vem: “Faço isso por quê quero um futuro melhor para os meus filhos, para as novas gerações, que as que venham, não sofram do mesmo “câncer”: egoísmo, falso moralismo, arrogância, falta de respeito aos mais vulneráveis, aos desfavorecidos” diz ele.
Na parte final do seu texto impactante, Dr. Washington aumentou o tom: “Viva a ignorância. Viva a geração de repostas prontas. Viva a geração que sempre tem a quem acusar. Viva a geração que muitas vezes não tem nada a oferecer. Se você se ofendeu, não perca tempo, saia desta cadeira dura, arregaça as mangas e faz algo pelo teu país, pelas pessoas que precisam comer, dormir num lar. Pára de vender discurso otimista, negando a tragédia brasileira, negando a visão do horizonte, fazendo mimimi, criticando a quem está doando a vida e o sangue para vocês” relatou.
Para finalizar, o médico sugeriu: “Saiam de casa não para pedir a abertura dos estabelecimentos, mas para pedir as pessoas que fiquem em casa, para ajudar as pessoas que precisam ir ao hospital, para estender ajuda, mesmo que não seja com a mão. O Brasil dos brasileiros precisa de ajuda” finalizou.
POR Bruno Lopes
10 comentários
22 de Apr / 2020 às 11h05
Maus falso moralista vendido a prefeitura e q está com a geladeira cheia
22 de Apr / 2020 às 11h07
È o ditado mais certo:" todo home tem seu preço" . Ouvi o Áudio desse médico que circula pelas redes sociais (whats app) em pouco mais de 3 minutos ele se preocupa só em defende o prefeito Paulo Bomfim . Depois fui pesquisar no diário do município , o mesmo foi recém -contratado pelo prefeito municipal . Ou seja , tá la na folha de pagamento da "viúva " .Gostaria que ele gravasse um vídeo agora e justificasse a denuncia de que a UPA teve recursos suspensos pelo ministério da saúde , por responsabilidade do seu patrão Paulo Bomfim .
22 de Apr / 2020 às 11h55
O povo ignorante analfabeto escolheu.... Hoje tudo piorando e Bolsonaro xingando nordestinos e jornalistas
22 de Apr / 2020 às 12h13
Ótimo artigo explicitando tudo que se possa fazer, não deixando espaço para os que querem a desconstrução, do que prega a ciência no momento. É hora de união por estarmos no mesmo barco, navegando por mares revoltos, onde qualquer manobra intempestíva pode nos levar a sacrifícios e perdas.
22 de Apr / 2020 às 13h23
Fiquem em casa ? Enquanto não vejo estrutura nenhuma sendo montada para combaterem o covid19,sabemos que é necessário, mas vai conter só ficando em casa a gestão de Juazeiro não tá nem aí, Juazeiro e uma cidade grande já deveria está toda programada ,vão esperar virar um caos ,pois é bem mas fácil pra eles abrir vala para corpos do que gastar dinheiro pra salvar vidas.
22 de Apr / 2020 às 13h31
Queria saber porque não deu este discurso antes de ser contratado pela prefeitura? Agora que tá com seu salário garantido pela prefeitura é bem cômodo vir dar um discurso desse, acorda Juazeiro!!!!!
22 de Apr / 2020 às 13h39
O Dr. Do caos, dono da verdade, mais um fantoche na mão de isaac
22 de Apr / 2020 às 14h21
triste ver esse cidadão se expor em defesa dessa gestão que não se preocupa com o munícipe. triste dizer q temos q pressionar o governador e o presidente, e não o prefeito. quer dizer q se estamos achando as coisas ruins temos q ir em salvador ou Brasilia reclamar, pq aqui não tem gestor ou o mesmo é intocável na sua politica de nada fazer. disse q a UPA seria o centro de tratamento contra a covid, e agora vem o corte de verbas. e agora? vamos morrer? ou ir pedir ajuda a Petrolina e seu hospital de campanha? dinheiro muda o homem, q triste ver isso..
22 de Apr / 2020 às 16h02
Deixem de ser bestas. Hoje quem não apoia Bolsonaro está contra. Então eu pergunto caro infectologista, o senhor que conhece contaminação: Nestes últimos 16 anos o país não estava infectado pela corrupção? E a ironia de montar hospital de campanha em estádios de futebol superfaturados pelo PT e aliados? Quem espalhou o vírus de laboratório não foi a China comunista? Os médicos não defendiam Lula e o PT? Quem politizou essa pandemia foi o bloco de governadores facistas e os corruPTos do Congresso e STF para derrubar primeiro o país e depois o governo. CHORA NÃO, BEBÊ - Vc também tem culpa.
23 de Apr / 2020 às 11h37
Muito bem.islomento enquanto pendura essa pandemia