Um Portal do Turismo Rural é o que propõem quatro jovens da comunidade Rural de Testa Branca em Uauá, município ao norte da Bahia, que são contemplados pelo projeto Pró-Semiárido, por meio do Jovens Comunicadores.
O projeto foi selecionado para a segunda fase do Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe, Projeto do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e está na disputa pelo investimento.
A iniciativa tem por objetivo a divulgação de atrativos das comunidades rurais que apresentam grandes potenciais turísticos em um portal na internet, visando a geração de renda local e a divulgação de um modelo para o desenvolvimento de comunidades rurais, podendo ser replicado em outras localidades.
Teones, Keliane, Jouyce e Lívia fazem parte do projeto Jovens Comunicadores, que é desenvolvido pelo projeto Pró-Semiárido, fruto da parceria entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional para o desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural com o objetivo de levar conhecimentos que gerem o empoderamento à juventude, em 32 municípios, abarcando 300 jovens, no total.
Para a coordenadora do projeto, Emília Mazzei, esse tipo de participação, em editais voltados para esse público, agrega investimentos e aumenta a possibilidade de execução de novas iniciativas. “Temos oficinas de Fotografia, Cordel, Marketing Digital, Textos, Técnicas de Entrevista, Audiovisual, mas é em Cidadania que essa juventude aprende a elaborar projetos”, explica, e continua: “Acreditamos que essas ferramentas de comunicação ampliam o conhecimento e possibilitam um leque de opções para a geração de renda”.
Neste sentido, a partir dos conhecimentos adquiridos no projeto, o grupo se encorajou para o desenvolvimento da ideia e inscrição no Prêmio. Segundo Keliane Santos, “o Projeto Jovens Comunicadores nos incentivou, com as suas temáticas e oficinas voltadas ao meio rural, e nos fez perceber quanta beleza temos nas comunidades” afirmou.
Ao todo foram selecionados apenas 36 projetos, em todo o país. Teones Almeida Suzano, 26 anos, Keliane Vieira dos Santos, 28 anos, Joyce Abreu dos Santos, 17 anos e Lívia dos Santos Ribeiro,17 anos, são os jovens idealizadores do projeto que aguardam o resultado, prometido para o dia 15 de maio, quando serão apresentados os finalistas do Prêmio, que receberão as recompensas em Bogotá, na Colômbia.
Por: Teones Suzano
1 comentário
20 de Apr / 2020 às 21h46
Parabéns, jovens. Sou um apaixonado por esse tipo de iniciativa. Caso, precisem, estou a disposição na Univasf para ajudá-los!