Na Bahia, há um grande número de famílias que vivem em casas de taipas, um tipo de moradia feita de barro e paus, que facilita a proliferação de insetos, principalmente do mosquito barbeiro, o causador da doença de chagas.
Outro problema que o estado enfrenta é a grande quantidade de resíduos descartados inadequadamente, provenientes da alta produção do coco. Ao perceberem que essas questões eram prejudiciais para os moradores da comunidade, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Antonio Honorato, localizado em Casa Nova (BA), criaram o projeto "Bloco Ecológico com Fibra de Coco ", finalista do Desafio Criativos da Escola 2019.
Tudo começou quando um dos integrantes do grupo de ciências teve a ideia de utilizar a fibra do coco, que é encontrada em abundância no município, para desenvolver blocos de construção de casas, produto mais barato do que os tijolos de concreto. Depois disso, todo o grupo iniciou pesquisas sobre a comercialização de coco no país, o descarte da fibra vegetal, como ela é utilizada na produção de blocos ecológicos e nas casas de taipas. Logo após, saíram pela cidade para realizar alguns testes e entrevistas com moradores.
Os estudantes iniciaram campanhas nas redes sociais para arrecadar materiais de construção e receberam o apoio da comunidade e da escola. Em parceria com mestres de obras, estudantes de engenharia civil e moradores da vila em vulnerabilidade social, eles conseguiram reformar várias casas da região. A iniciativa também conquistou o 1º lugar na categoria Engenharia, na MICSESF (Mostra Científica do Sertão do São Francisco) e na Feira de Ciências do CEAH (Centro Educacional Antônio Honorato) em Casa Nova (BA).
Fonte: 2Pró comunicação Foto: Divulgação
1 comentário
17 de Apr / 2020 às 06h19
PARABÉNS JOVENS É ASSIM QUE SE FAZ ! MAS,NÃO PAREM POR AÍ,POIS O CAMPO DAS CASAS POPULARES É VASTO,PRATICAMENTE INEXPLORADO,PESQUISEM NA BUSCA DE MATERIAIS QUE POSSIBILITEM DE FORMA RÁPIDA E BARATA O PROJETO E CONSTRUÇÃO POPULARES DE CASAS PELO SISTEMA PRÉ FABRICADO ,INDUSTRIALIZADO EM LARGA ESCALA,POIS ESTAS CASAS DO PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA SÃO CARAS,INSEGURAS E DESCONFORTÁVEIS. PRECISAMOS DE COISA MELHOR E MAIS BARATA,BUSQUEM UM MODELO ADAPTADO A CADA REGIÃO DO PAIS.EM FRENTE !