Devido o aumento da vazão da barragem de Sobradinho, Bahia, o aspecto do Rio São Francisco mudou. O Velho Chico agora se apresenta cheio, bem diferente do que se verificou nos últimos 10 anos, quando, como consequência da longa estiagem, o manancial teve o seu nível muito reduzido e sua nascente chegou a secar.
Mas, ao mesmo tempo em que comemora o “retorno” do volume normal do Rio São Francisco, famílias de agricultores e produtores estão perdendo as lavouras.
A redação da redeGN recebeu este final de semana fotos mostrando as águas do Rio São Francisco ocupando lavouras plantadas em suas margens. Uma das mais atingidas é o Povoado da Fazenda Nova Jatobá, território Quilombola, localizado em Curaçá, Bahia.
De acordo com o presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Fazenda Nova Jatobá, Marcio de Lima Santos, dezenas de agricultores familiares perderam a sua produção e a única fonte de renda para sobreviverem. "Já estávamos sem vender nas feiras, e agora a situação já era grave com os decretos para não proliferar os casos de coronavírus, aumenta e muito devido a perda da plantação de mandioca, macaxeira, banana e maracujá.Isto representa a renda das famílias de agricultores", desabafou Marcio.
Redação redeGN
4 comentários
14 de Apr / 2020 às 10h50
Vá chorar no ombro de Bonfim
14 de Apr / 2020 às 10h57
O papel de um presidente de associação é zelar pelos interesses de seus associados. Porque quando a CHESF informou que o rio iria subir, o senhor não levantou o traseiro da cadeira e foi atrás de um entendimento? Seu cargo é só de cabo eleitoral? Falhou, foi incompetente. Agora vai bater em porta de prefeitura para pedir ajuda. E lá vai dinheiro público. Esse mal costume tem que acabar. O estado não é Pai, Mãe ou parente pra ajudar. Afinal, para que serve uma associação? Para mendigar ou para organizar a vida de sua comunidade?
15 de Apr / 2020 às 10h22
CONCORDO COM FERNANDO.
16 de Apr / 2020 às 18h09
As tachas da conta de energia muito alta, a desculpa era porque tinha que ligar as termelétrica, e agora as usinas hidrelétricas a bufando de água, e agora as tachas vão baixar.