A profecia sertaneja, na voz de Antonio Conselheiro ainda faz eco nos sertões e fala de um mundo que muda. Nele, o sertão vira mar e o mar vira sertão. Mas o sertão ou melhor, parte dele, acabou virando rio, na linguagem indígena Opará, Rio que é Mar, o Velho Chico.
"O homem chega, já desfaz a natureza tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar. O Rio São Francisco, lá pra cima da Bahia diz que dia menos dia vai subir bem devagar e passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o sertão ia alagar".
A letra de Sá e Guarabira volta a ser cantada pelos sertanejos. A redação da redeGN obteve a boa notícia, na verdade, uma ótima informação: o reservatório de Sobradinho atingirá 100% de seu volume útil no próximo mês de maio garantindo segurança hídrica para todos os usuários das águas do Rio São Francisco.
Isto de voltar a ter 100% de sua capacidade útil acontece depois que barragem de Sobradinho passou por um período de baixíssimo nível de água. Em 2001, atingiu apenas 3% dessa capacidade. Este foi considerado o ano mais seco da história do Rio São Francisco, tendo resultado nos racionamentos e na pior crise energética vivenciada até então. Neste período a seca assolou o semiárido. Lugares onde as águas haviam inundado as cidades (para ceder espaço para a barragem de Sobradinho) com a seca voltaram a ser vistas.
Sobradinho é o maior reservatório construído ao longo do Rio São Francisco, exibe toda a sua grandiosidade. De um lado da parede da barragem, o Velho Chico com suas curvas naturais. Do outro, a água retida pela obra do homem se espalha para além do que a vista pode alcançar.
Foi na década de 1970 que o sertão da Bahia virou mar. As cidades de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé foram engolidas pelo São Francisco e deram lugar a 34 bilhões de metros cúbicos de água.
A redeGN apresenta para o leitor em primeira mão fotos desta nova realidade da Barragem de Sobradinho, atualmente com mais de 80% de sua capacidade útil, considerado o maior lago artificial da América Latina.
O reservatório de Três Marias em Minas Gerais já atingiu o volume útil máximo, o que já obrigou os operadores a abrir comportas preventivamente.
As vazões abaixo (jusante) Das hidrelétricas aumentaram consideravelmente com as chuvas do período úmido no Alto São Francisco e agora, no caso de Sobradinho, subiram de 800m³/s e 1.100m³/s para o patamar de 1300m³/s (mil e trezentos metros cúbicos por segundo).
Redação redeGN Texto e Fotos: Ney Vital
4 comentários
11 de Apr / 2020 às 13h07
Caro Geraldo, Percebe-se, claramente, que a Chesf ainda não conhece o mecanismo do conjunto Rio São Francisco/Barragem de Sobradinho. Estamos vendo, há bastante tempo, enchentes em cidades mineiras, em cidades baianas, todas banhadas pelo Velho Chico, mas só acumulando água em Sobradinho. Agora, prestes a alcançar 100 % da capacidade do lago, a Chesf dá um aumento de quase 80 % na vazão da barragem, e corremos sério risco de termos maiores áreas inundadas. Por que não aumentaram antes, aos poucos, a vazão, preparando o lago para o aguaceiro a caminho? Incompetência!
11 de Apr / 2020 às 16h10
Foi aberto pra limpar águas de baixo são Francisco , não por conta da cheia.
11 de Apr / 2020 às 19h40
Mês de maio historicamente as vazões dos rios em MG e na BA já ficam baixas, mesmo em anos de grandes chuvas. No máximo sobradinho terá que liberar 2000 m3 por alguns dias em maio oque só é prejudicial para os que invadiram o leito do rio .
13 de Apr / 2020 às 10h02
Essa é uma Vazão muito grande que poderia ter sido evitada se os administradores da barragem tivesse aumentado a vazão aos poucos e bem antes pois sabiam que tava chovendo muito na cabeceira do Rio São Francisco e agora como fica os produtores que não tem flutuante em suas bombas todos terão que retirar planejar o novo acoplador tudo isso de última hora muitos já perderam suas bombas e agora ficaram sem molhar suas frutíferas suas roças por tempo indeterminado correndo o risco de perder Ou prejudicar suas plantações também tem a parte da sujeira da água que nem toda cidade tem tratamento.