O Governo da Bahia publica decreto na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (10) para declaração de estado de calamidade pública. O documento será encaminhado ao Governo Federal para que seja obtido o reconhecimento da União.
Com este novo decreto, o estado e municípios poderão acessar recursos federais via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para que sejam utilizados no combate à pandemia da Covid-19.
Esta medida facilita o acesso dos municípios que já tenham casos confirmados do novo coronavírus, bem como ao Estado, reduz a burocracia e acelera as etapas para liberação do dinheiro.
Não há um valor pré-determinado do recurso que poderá ser liberado ao estado e municípios. A destinação do recurso cabe aos gestores e pode ser usado tanto para compra de cestas básicas pelos municípios ou para aquisição de equipamentos pela Secretaria de Saúde do Estado por exemplo.
Embora o novo decreto contemple todos os municípios baianos, a liberação do recurso será realizada apenas às cidades que tenham pelo menos um caso da Covid-19 confirmado. A medida que os municípios tiverem casos confirmados, a solicitação do recurso poderá ocorrer via site da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O Governo do Estado já publicou um decreto anterior, em 20 de março, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, com declaração de calamidade pública. Este decreto refere-se à dispensa do atingimento dos resultados fiscais e limitação de empenho prevista, bem como suspensão da contagem de prazos.
Decreto no Diário Oficial da Bahia:
Redação redeGN
4 comentários
10 de Apr / 2020 às 13h06
PRONTO!! ESTOUROU A PORTA DO COFRE KKKKKK.
10 de Apr / 2020 às 18h26
Palhaçada agora vão pegar o dinheiro do povo pra gastar na campanha eleitoral de prefeito. Cidade que não tem nenhum caso declarando estado de calamidade pública acorda Brasil. Tomara que Bolsonaro não reconheça. Governadores e prefeitos bando de palhaço
11 de Apr / 2020 às 01h36
Malandro
11 de Apr / 2020 às 09h07
Todos os municípios serão afetados pela covid 19, infelizmente.