A Secretaria da Mulher de Pernambuco está atenta ao aumento dos casos de violência contra as mulheres por conta do confinamento durante a pandemia do Covid-19.
O nosso comitê de crise informa que a rede de serviços do Estado e municípios esta atendendo às mulheres na Região Metropolitana e no Interior.
As casas abrigo, que fazem parte dos serviços de proteção para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar sob ameaça de morte, filhas, filhos e dependentes menores de 18 anos, funcionam por 24h. Esse atendimento é realizado pela Secretaria da Mulher que recebe os encaminhamentos feitos pelas delegacias, centros de referência, organismos municipais e demais órgãos de defesa das mulheres que já somam 593 no Estado. A mulher também pode pedir ajuda direto pelo 0800-281-8187 – Ouvidoria Estadual da Mulher.
Outro serviço que também está disponível às mulheres é o Monitoramento Eletrônico. Trata-se de mulheres com decisão judicial para que seja colocada a tornozeleira eletrônica no agressor e a mulher fica com o equipamento que emite um sinal quando o agressor se aproxima. As mulheres com decisões devem se dirigir à sede da SecMulher-PE, na rua Cais do Apolo, 222 – 4º Andar, das 8h às 15h. O acesso ao prédio se dará pela portaria do estacionamento. As mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que precisarem realizar o cadastro no 190 Mulher também podem solicitar por telefone ou na sede da secretaria, das 8h às 15h.
Para as que moram nas demais cidades, o Estado em parceria com os municípios disponibiliza atendimento às mulheres através dos Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres – Pernambuco é o único estado com 185, incluindo Fernando de Noronha – e Centros Especializados de Atendimento às mulheres (segue abaixo). A rede possui 11 delegacias especializadas além das comuns e demais serviços.
As denuncias e todas essas informações podem ser acessadas pelo 0800-2818187. O número funciona por 24h, todos os dias e as ligações podem ser feitas de fixo e móvel, gratuitamente. Qualquer pessoa que ouvir gritos ou qualquer pedido de socorro das mulheres pode ajudar a salvar vidas, não só de mães, como dos demais parentes e amigos que também são vitimas dessa violência.
Confira os serviços de atendimento às mulheres:
Petrolina Centro Especializado de Atendimento à Mulher
Atendimento presencial das 07 às 13h.
Telefones: 153 – Patrulha da Mulher
(87) 3866.6625 – Delegacia da Mulher
(87) 3867-3516 – Secretaria Executiva da Mulher
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher:
Petrolina: Endereço: Rua Castro Alves, 57, Centro, Petrolina
Atendimento: (87) 3866.6625
Secretaria da Mulher Pernambuco
0 comentários