A convocação para a realização de uma carreata a ser realizada em Pernambuco na próxima segunda-feira, como forma de manifestação a favor do retorno das atividades econômicas no estado, tem sido divulgada pelas redes sociais.
Porém, o Ministério Público de Pernambuco informou que a manifestação vai contra as determinações impostas pela lei, já que existe um decreto em Pernambuco que proíbe a aglomeração de mais de 10 pessoas.
Segundo o órgão, haverá uma recomendação para que a polícia apreenda os carros que, por ventura, participarem deste tipo de ato. Segundo Francisco Dirceu Barros, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, toda decisão será baseada em laudos técnicos e em consonância com o que determina a lei.
"Essa convocação nos deixa muito triste, o MPPE não vai entrar em debate ideológico político, somos técnicos jurídicos, não temos capacidade de fazer uma análise econômica e de saúde. Mas estamos lastreados em laudos técnicos e temos que seguir a lei. Existe um decreto que proíbe a aglomeração de mais de pessoas, inclusive uma orientação do Ministério da Saúde e também de órgãos internacionais da saúde", explica.
A carreata convoca empresários, comerciantes, motorista de aplicativo, profissionais liberais, além da população de uma forma geral. "Sei que é um momento de crise, estamos vivendo um estado de guerra que há danos para a saúde. As pessoas podem morrer e também podem morrer com a crise econômica, mas temos que seguir a lei. Por isso, vou recomendar aos oficias de Justiça que recomendem a polícia para apreender os carros de quem vá para a carreata. Não estou me envolvendo em polêmicas de partido, mas, enquanto chefe do MPPE, preciso fazer cumprir a lei", concluiu.
Diario de Pernambuco
5 comentários
27 de Mar / 2020 às 17h00
Achei interessante o que ele falou: "estamos vivendo um estado de guerra". Nesse caso, o Estado pode criar um imposto para combater o problema.
27 de Mar / 2020 às 19h52
Tem que prender mesmo os carros.Prender todos os carros ,aplicar uma penalidade pesada e colocar os mesmos à disposição da justiça.Isso é brincar com a vida de outros pessoas . Lamentável.
27 de Mar / 2020 às 21h31
Seria bom para o Pais se a justiça agissem assim rapido com os Politicos corrupto, eles não estão fazendo baderna o direito de ir vim está sendo violado.O MST toca terror no Pais junto com a cupula do PT e todos fazem vistas grossas.chega esse Pais tem que passar a limpo,a quem intereça o fechamento das vias federais e urbana os aeroportos,porque não cancelaram o carnaval isso é consequencia de tudo isso.Deus tenha piedade de nós.
28 de Mar / 2020 às 00h16
É LAMENTÁVEL A ATITUDE MESQUINHA, EGOÍSTA, ANTI-HUMANITÁRIA DE PESSOAS EM DEFESA DE UM DESGOVERNO E DO PRÓPRIO UMBIGO.
28 de Mar / 2020 às 21h55
Kkkkk os comunistas deram um tiro de canhão no pé. Queriam aumentar a crise para jogar contra o governo, e acabaram ficando contra o povo. Bem feito.