A água, indispensável para o ser humano, é o principal recurso no enfrentamento ao Coronavírus. Órgãos e entidades nacionais e internacionais, afirmam que o cuidado com a higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, é necessário para evitar a contaminação e frear a propagação do vírus.
Pensando nisso, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE/Juazeiro) reforça o compromisso de universalização do acesso ao saneamento básico e pela oferta de água.
Para atender as necessidades da população, o município tem hoje 467 km de rede e 67.000 ligações de água. O SAAE tem se empenhado para garantir a manutenção do abastecimento para a população e, apesar de estar com o quadro de equipes reduzido em decorrência das recomendações para evitar a transmissão da Covid-19, o trabalho vem sendo realizado em escala de plantão para que os serviços essenciais não sejam interrompidos.
Atualmente, 98% da população de Juazeiro recebe água tratada e cerca de 85% possui acesso ao saneamento básico, uma realidade acima da média nacional. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), na média brasileira, 83,5% da população possui rede de água e 52,4% tem o esgoto coletado.
De acordo com a engenheira do setor de água do SAAE Adriana Bezerra, os serviços estão sendo readaptados. “O nosso laboratório realiza diariamente análises com o intuito de garantir a qualidade da água. Sabemos a importância da água tratada para higiene neste momento de pandemia para que as medidas de prevenção sejam realizadas. Por isso, também alertamos para o consumo consciente desse bem tão precioso que é a água tratada”, reforça.
É importante ressaltar que todas as sedes dos distritos possuem água tratada, além disso, mais de 200 poços foram perfurados em diversas comunidades e 22 adutoras com pequenos sistemas de abastecimento com o objetivo de fortalecer o acesso à água.
O SAAE reforça que, para agilizar os serviços, em caso de falhas nas redes ou suspensão de água, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento (74) 3614-9800. A conscientização da população é necessária mantendo hábitos de uso responsável da água, sem deixar de lado a higienização no combate ao coronavírus.
Antonio Pedro e Jayanne Rodrigues (Estagiária)
0 comentários