A Procuradoria Geral do Município de Juazeiro anunciou que ingressará com ação junto ao Ministério Público da Bahia contra grupos de WhatsApp e perfis nas redes sociais que estão propagando fake news, causando pânico na população durante a pandemia do novo Coronavírus. Na peça, a PGM anexará prints com os números dos telefones dos que postam informação falsas através de textos, vídeos, fotos e áudios, assim como a identificação dos administradores dos referidos grupos.
“Neste período, já identificamos vários casos. Tivemos que desmentir, por exemplo, que o SAEE estivesse fazendo corte de água de pessoas carentes. Utilizaram imagens de um conserto de vazamento para propagar a mentira. Os que praticam tais coisas precisam prestar contas à Justiça”, disse Eduardo Fernandes, Procurador Geral do Município.
Outra prática muito comum tem sido a de utilizar imagens de unidades de saúde de outras cidades para se referir a Juazeiro, além espalhar boatos com fotos de pessoas afirmando que elas estariam infectadas pelo vírus. “É criminoso o que vem sendo praticado. Alguns por interesses políticos, outros por pura maldade, cumprem um desserviço num momento tão delicado como o que passamos”, completou o procurador.
Ascom PMJ
4 comentários
24 de Mar / 2020 às 14h38
Procurador qua a sua moral para processar??? vc devia se preocupar com as fake news que o prefeito fala todo santo dia isso sim.
24 de Mar / 2020 às 15h04
Fico besta com essa situação estamos passando por um processo de sobrevivência aí vem uns engraçadinhos que pra mim é uma palhaçada e precisa ser punidos lembrando que quem cria a notícia falsa, no entanto, se expõe a outros atos infracionais, que podem envolver calúnia, danos morais, crime contra a honra, apologia ao crime, dentre outros. E, tanto quem cria como a pessoa que está enviando a mensagem a outros, pode ser processado então vamos ajudar um ao outro e parar com essa idiotice com partido ou sem partido nosso prefeito Paulo Bomfim precisa muito da população vamos colaborar.
24 de Mar / 2020 às 17h29
O que eu tenho a dizer ao Procurador do Municipio quem mais faz fake news é o Prefeito,ele hoje com a população não tem mais credibilidade nenhuma quem mais falta com a verdade,o emprestemo que a câmara aprovou os 2 milhões que era para a compra da usina de asfalto se comprou onde fica a usina,essa empresa é Petrolina,quem está fazendo fake news não estamos mais aceitando isso querer impurrar de guela abaixo,o povo coloca e tira tambem,já vai se passando dos 12 anos quebraram a cidade falaram tanto de Joshef Bandeira de caloteiro eu não vejo nenhuma diferença entre ele e Paulo Bonfim.
24 de Mar / 2020 às 22h08
A única solução é tirar do ar esse zap zap idiota.