Vários gestores da rede municipal de ensino entraram em contato com a Rede GN na manhã deste sábado (21) expressando algumas preocupações com os decretos baixados pelo governo que podem colocar em risco a saúde dos próprios gestores e demais funcionários dos estabelecimentos de ensino de Juazeiro.
No contato com este veículo de comunicação os profissionais da educação lembram que o prefeito Paulo Bomfim através do Decreto Municipal N° 242/2020, determinou algumas medidas de prevenção também na área da Educação, para conter a expansão do coronavírus e do H1N1 em Juazeiro.
Além da suspensão das aulas nas escolas da rede municipal de ensino, de 16 a 31 de março, outra medida tomada pelo prefeito foi a entrega de kits merenda para os alunos da rede municipal a partir de segunda, dia 23, como suplementação alimentar das crianças e jovens, enquanto as aulas estiverem suspensas.
A orientação da SEDUC é que as equipes das escolas organizem a entrega, de modo a não permitir a aglomeração de pessoas em filas. A entrega será feita gradativamente, com prioridade para os alunos das áreas mais carentes e as crianças das creches municipais.
Na sexta-feira, 20, foi publicado novo decreto com ampliação das medidas de prevenção e combate à Covide-19 e ao H1N1. A primeira determinação é para o uso de escolas municipais na Campanha de Vacinação contra H1N1 que começa na segunda-feira (23) e nesta fase será exclusiva aos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde.
“Eu tô é com medo da entrega destes kits e a secretária coloca os gestores nisso? Você sabe que o mercado do produtor vem gente de todo o país e os pais trabalham lá de vários bairros. Meu Deus! Eu perguntei a secretária aqui porque ela não faz a entrega Iá na Seduc onde já estão fazendo os kits?” questionou uma das gestoras.
“A outra questão é concernente à vacinação. Nós educadores não temos amparo nenhum para este procedimento da saúde. Por mais que a gente não vá aplicar a vacina, mas só em estar no ambiente com os idosos e os próprios profissionais da saúde a nossa vida está em risco. Vamos receber álcool em gel, máscaras, luvas etc? Duvido muito” desabafou outra que também pediu para preservar a identidade.
A Rede GN encaminhou a reclamação à Secretária Municipal de Educação e Juventude Lucinete Alves e aguarda posicionamento.
Redação RedeGN Foto Geraldo José
2 comentários
21 de Mar / 2020 às 12h23
Srs leitores, em especial, os professores do município. Os kits Ministério da Educação, em alguns municípios, ex: Petrolina -Pe, já deu início entrega. No tocante às outras questões, antes desse Sr, assinar algum docomento, deveria ele, discutir com agentes envolvidos cada setor, nesse caso, os professores. Aproveito para parabenizar pelo questionamentos pois, é assim, que a Democracia se fortalece, e não se calando a Ex: dos SINDQUETOS.
21 de Mar / 2020 às 14h38
O pepino como sempre cai na mão do gestor e equipe escolar,e quem ficará com a fama todos nós sabemos.Se cuidem.